• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Reino Unido deverá reduzir o pedido de aeronaves E-7 Wedgetail para a RAF

10 de março de 2021
Concepção artística do novo E-7 Wedgetail da RAF (Foto: MOD UK).

No último final de semana, o jornal britânico Sunday Times publicou detalhes sobre cortes em alguns programas do Ministério da Defesa do Reino Unido (MOD), entre eles a redução no pedido de algumas aeronaves como os F-35B (que noticiamos aqui), bem como o Boeing E-7 Wedgetail, de alerta aéreo antecipado e controle (AEW&C).

Originalmente a Royal Air Force (RAF) havia encomendado cinco unidades, e agora reconsiderou a redução do seu pedido para três Wedgetail, que irão substituir os antigos Boeing E-3D Sentry.

Segundo o jornal, a RAF enfrentará um período sem aeronaves de alerta antecipado, quando serão desativados os E-3D Sentry, até a chegada do primeiro E-7 Wedgetail. A primeira aeronave Wedgetail da RAF já está em processo de conversão para AEW&C, conforme noticiamos aqui.

No ano passado, Lord Moonie, ex.parlamentar e Secretário da Defesa do governo Tony Blair em 2005, enviou um questionamento para a atual Ministra da Defesa, Baronesa Goldie, perguntando “quantos E-7 Wedgetail o governo planeja adquirir e qual é o prazo de entrega previsto de cada um deles?”

Na sua resposta, a Baronesa Goldie disse: “Em março de 2019, o Ministério da Defesa e o HM Tesouro aprovaram a aquisição de cinco aeronaves E-7 Wedgetail, no entanto, as discussões sobre o tamanho final da frota estão em andamento, com uma decisão prevista para o primeiro semestre deste ano. Espera-se que o primeiro E-7 Wedgetail entre em serviço na Royal Air Force em 2023.”

O programa Wedgetail da RAF recebeu críticas de parlamentares insatisfeitos, principalmente pela falta de uma licitação para substituir os Sentry. No Defence Equipment Plan 2019 (DEP 2019), o MOD previu o orçamento de £ 2,16 bilhões para o programa Wedgetail, sendo £ 1,51 bilhões para a aquisição das aeronaves e o restante para suporte, equipamentos e treinamentos.

O National Audit Office descreve o DEP 2019 como inviável, e ressalta que o MoD recentemente reduziu o número de aeronaves E-3 Sentry de seis para três, com objetivo de reduzir custos e liberar orçamento para os novos programas.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login