Reino Unido confirma a venda dos E-3D ao Chile. O Ministério da Defesa do Reino Unido (UK MoD) confirmou que efetivou a venda de duas aeronaves operacionais Boeing E-3D Sentry Mk1 (AEW1) de alerta aéreo antecipado ao Governo do Chile, além de uma terceira célula logística. As aeronaves que pertenciam a Royal Air Force (RAF) serão repassadas ainda este ano a Fuerza Aérea de Chile (FACh), em substituição ao EB707-385C AEW “Cóndor” FACh 904, que irá se aposentar em abril de 2022.
As três aeronaves selecionadas pela FACh tem as matrículas ZH101 (c/n 24109), ZH103 (c/n 24111) e ZH106 (c/n 24114), sendo esta última escolhida como célula logística, isto é, será desmontada para fornecer peças aos demais Sentry.
“Duas aeronaves E-3D Sentry serão transferidas para a força aérea chilena após um período de treinamento de tripulação no Reino Unido, junto com uma terceira unidade logística”, informou o Ministério da Defesa Britânico. Não foram divulgados valores, mas especula-se que o preço unitário seja comparável ao de venda do ZH104 à US Navy, avaliado em US$ 15 milhões. Com isto, o pacote pelas três células deve ter girado em torno de US$ 40 milhões, um valor bem razoável.
Segundo informações vindas da FACh, em 26 de janeiro do B767-3Y0ER FACh 985 esteve no Reino Unido levando uma delegação chilena para além de fechar o negócio, iniciar o treinamento com a RAF nos E-3D. As atividades de treinamento já iniciam junto ao 8 Sq da RAF Waddington (EGXW), em Lincolnshire a bordo do ZH103 no início de fevereiro, incluindo uma surtida de quase 5 horas realizada no dia 3. Os voos devem prosseguir por todo este mês.
O futuros E-3D irão voar no Grupo de Aviación Nº10, com sede em Santiago do Chile – Comodoro Arturo Merino Benitez Intl (SCEL) BA Pudahuel, unidade mista de transporte, reabastecimento em voo e AEW, que opera o EC-707. Para este voo de treinamento, o ZH103 foi retirado da estocagem, onde se encontrava desde agosto passado.
Por vinte anos, a RAF operou uma frota de sete Sentry AEW.1, todos fabricados entre 1989 e 1991, equipados com motores CFM6-2A e aviônicos atualizados. Eles foram gradualmente desativados, preparando a chegada dos novos E-7A Wedgetail, que estão em produção. A última missão operacional de um E-3D Sentry da RAF foi realizada em 30 de julho de 2021, pela aeronave ZH103 do 8 Squadron, em uma surtida da Operação Shader, sobre o Iraque. O seu descomissionamento oficialmente ocorreu em 04 de agosto de 2021.
Frota de Boeing E-3D Sentry AEW.1 da Royal Air Force
ZH101 “Doc” (c/n 24109) – vendido para a FACh
ZH102 “Dopey” (c/n 24110)
ZH103 “Happy” (c/n 24111) – vendido para a FACh
ZH104 “Sleepy” (c/n 24112) – vendido para a USN
ZH105 “Sneezy” (c/n 24113) – desmontado para spare parts
ZH106 “Grumpy” (c/n 24114) – vendido para a FACh
ZH107 “Bashful” (c/n 24499)
Na América do Sul, além do Chile, somente a Força Aérea Brasileira tem a capacidade de realizar missões de alerta aéreo antecipado e controle, através dos seus Embraer E-99M,operados pelo 2º/6º GAV.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS