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Reino Unido autoriza aquisição da Spirit AeroSystems pela Boeing

11 de agosto de 2025
Reino Unido autoriza aquisição da Spirit AeroSystems pela Boeing.

Reino Unido autoriza aquisição da Spirit AeroSystems pela Boeing. A Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido (CMA — Competition and Markets Authority) aprovou a aquisição planejada de US$ 4,7 bilhões em ações da Spirit AeroSystems pela Boeing.

A aprovação da CMA remove um dos últimos obstáculos regulatórios para a Boeing retomar o controle da Spirit, a maior fabricante independente de aeroestruturas do mundo, da qual foi desmembrada há quase duas décadas. A Boeing afirmou em um comunicado: “Estamos satisfeitos com o resultado e continuamos trabalhando nos processos regulatórios restantes”.

Paralelamente, a Airbus está pronta para adquirir diversas instalações da Spirit vinculadas aos seus programas de aeronaves, incluindo as unidades de produção da fuselagem do A350 em Kinston, Carolina do Norte, e St. Nazaire, França; a produção dos componentes do A321 e A220 em Casablanca, Marrocos; a produção das asas do A320 e A350 em Prestwick, Escócia; e a produção do pilone e das asas do A220 em Wichita, Kansas, e Belfast, Irlanda do Norte.

A decisão da CMA ocorre após um período turbulento para a Boeing e a Spirit. As negociações para readquirir a Spirit começaram em março de 2024, após anos de perdas e problemas de controle de qualidade com vários fornecedores, que se intensificaram após a descompressão descontrolada do 737 MAX 9 no voo 1282 da Alaska Airlines em janeiro de 2024. O incidente, relacionado a um plugue de porta que não havia sido fixado no lugar devido a um erro de fabricação, colocou a Boeing sob maior escrutínio.

O acordo da Boeing para a compra da Spirit, finalizado em junho de 2024, é avaliado em US$ 4,7 bilhões em patrimônio líquido ou US$ 8,3 bilhões, incluindo dívidas. A Boeing retomará o controle das fábricas de Wichita e Tulsa que operava anteriormente, juntamente com uma unidade de MRO em Dallas, enquanto se desfaz de ativos não essenciais. A Spirit já vendeu a Fiber Materials no Maine e Rhode Island para a Tex-Tech Industries e não conseguiu encontrar um comprador para a produção da fuselagem média do A220 em Belfast, que agora será transferida para a Airbus.

Para a Boeing, a reaquisição visa consolidar as cadeias de suprimentos, aprimorar o controle de qualidade e reduzir o risco de novas falhas de fabricação de alto perfil. As ações da Boeing subiram 0,8% no pregão da manhã após o anúncio da CMA.

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