Reino Unido assina contrato com a Draken. A Draken Europe assinou um contrato com o governo do Reino Unido para fornecer treinamento Red Air (aggressor) à Real Força Aérea – RAF (Royal Air Force), empregando seus Aero Vodochody L-159E, que serão operados a partir do Aeroporto Internacional de Teesside. O contrato é de três anos e visa substituir os BAE Hawk T1 do 100 Sq da RAF, que foram recentemente aposentados.
A Draken iniciará as operações em 1º de julho, até 30 de junho de 2025, com a opção de mais três anos. A RAF argumenta que as aeronaves tchecas tem uma performance superior se comparada aos seus antecessores, com maior resistência, radar no modo ar-ar e um sistema de alerta de radar (RWR). Assim como as operações fornecidas pela matriz Draken International para a USAF, o contrato Interim Air Aggressor Training Services é o primeiro desse tipo no Reino Unido.
“Esta nova e empolgante capacidade aumenta a qualidade do treinamento operacional”, disse o Comodoro do Ar Ian Townsend. “Ao melhorar a atualização, capacidade de sobrevivência de combate de nossos pilotos dos caças Lightning e Typhoon”.
“O contrato foi realizado através de uma concorrência onde do início até a assinatura foram apenas seis meses. É oportuno, acessível e fornece defesa com excelente custo-benefício ao Reino Unido.”
Os L-159, que eram anteriormente operados pela Força Aérea da República Tcheca, foram modernizados pelo fabricante, e agora voam na Draken com registro civil regulamentados pela Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido.
@CAS