Reino Unido anuncia os quatro helicópteros finalistas do Programa NMH. O Ministério da Defesa do Reino Unido (MoD UK) anunciou em 01 de novembro os quatro finalistas para o programa New Medium Helicopter (NMH), com objetivo de renovar a frota de helicópteros de médio porte das Forças Armadas Britânicas.
As fabricantes Airbus, Boeing, Leonardo e Sikorsky/Lockheed Martin passaram pela fase de pré-qualificação (PQQ) do NMH e agora emitirão uma Solicitação de Proposta (RFP) detalhada. Foram desqualificadas a Bell e a AceHawk Aerospace.
Os quatro modelos de helicópteros que irão concorrer pelo NMH são o Airbus H175M, o Boeing MH-139 Gray Wolf, o Leonardo AW149 e o Sikorsky/Lockheed Martin S-70M Black Hawk.
Duas empresas deverão fabricar seus helicópteros no Reino Unido. A Airbus deverá montar os H175 em Hawarden, enquanto a Leonardo utilizará suas instalações de Yeovil para fabricar os AW149. A Lockheed Martin deverá montar o S-70M nas instalações da Sikorsky/PZL Mielec, na Polônia. A Boeing não informou onde montará os MH-139.
O projeto NMH tem como objetivo encontrar um substituto para os helicópteros Puma HC2, Griffin HAR2, Bell 212 AH1/AH3 e o AS365N3, das forças armadas britânicas. Os novos helicópteros serão operados em conjunto entre o Exército Britânico (British Army) e pela Royal Air Force (RAF), subordinados ao Comando Conjunto de Helicópteros (JHC).
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO