Redução dos MiG-21 Bisons na Força Aérea da Índia. No dia 3 de outubro de 2023, a Indian Air Force (IAF) confirmou que iniciou o processo de gradual retirada de da frota de Mikoyan -Gurevich MiG-21 Bison.
O comunicado foi feito pelo Air Chief Marshal (ACM) VR Chaudhari — Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica da IAF durante a conferência de imprensa, realizada antes da celebração anual do Dia da Força Aérea, previsto para o dia 8 de outubro.
De acordo com ACM Chaudhari, o sobrevoo deste ano, comemorando o 91º aniversário da IAF em 8 de outubro, verá o MiG-21Bison participar pela última vez. Os Bisons continuam operacionais com três esquadrões, todos localizados no estado de Rajasthan. Estes são o Esquadrão No.3 — Cobras em Nal/Bikaner AFS; o Esquadrão No.4 — Oorials em Uttarlai AFS e o Esquadrão No.23 — Panthers em Suratgarh AFS.
A Aeronave Leve de Combate (LCA) Tejas Mk1 e após o Mk1A serão o sucessor do MiG-21. Atualmente, a IAF possui dois esquadrões operacionais LCA Tejas Mk1. A entrega do primeiro LCA Tejas Mk1A começará em fevereiro de 2024.
@CAS