Rede de comunicação de combate do UK baseada em nuvem está pronta para operação. Em 14 de julho, o Comandante da Royal Air Force (RAF) anunciou que a arquitetura de comunicação em nuvem desenvolvida pelo Reino Unido, para interligar todas as suas futuras aeronaves e outras plataformas de combate, está pronta para uso operacional.
Falando na conferência Global Air Chiefs da Air and Space Power Association, em Londres, o Air Chief Marshal Sir (ACM) Mike Wigston, destacou o marco alcançado pela rede de combate em nuvem Nexus, planejada sob o esforço do Projeto ‘Astra’ para desenvolver a força aérea do futuro para o Reino Unido.
“Os dados de qualquer sensor em qualquer plataforma agora podem ser sinalizados para qualquer usuário na velocidade da luz”, destacou o ACM Wigston.
A notícia de que a rede de combate baseada em nuvem está operacional, chega cerca de um ano depois que a RAF divulgou que estava experimentando a Nexus embarcada em uma aeronave de transporte e reabastecimento Airbus A330MRTT Voyager, atuando como um nó de comunicações aerotransportado, atuando em operações de múltiplos domínios.
O experimento chamado “Babel Fish VII”, colocou a plataforma de dados Nexus a bordo de um Voyager, ao lado de um aplicativo baseado em nuvem chamado “Deckard” e um servidor chamado “Raven”.
Embora os testes do “Babel Fish” tenham realizado o compartilhamento de informações entre os caças de quatra geração Eurofighter Typhoon e os caças de quinta geração Lockheed Martin F-35B Lightning II, esta última série de testes foi direcionada para examinar como diferentes aeronaves e sistemas em voo, podem ser interligados e podem se comunicar.
Os testes do Babel Fish que incluíram o Nexus foram conduzidos pelo programa RAF Rapid Capabilities Office [RCO] RCO Air Information Experimentation [AIX], criado em 2019.
Fonte: Janes Defense