Red Arrows retornam aos shows aéreos do Reino Unido. O público e fãs de aviação no Reino Unido apreciará os shows dos Red Arrows na temporada 2021, pela primeira vez em quase dois anos. Após um período de intenso treinamento, o Royal Air Force Aerobatic Team – Red Arrows concluiu hoje 20/05 com sucesso sua avaliação anual, conhecida como Public Display Authority (PDA). Isso marca enfim o início da 57ª temporada do Red Arrows. Assim a equipe deve se apresentar em eventos no Reino Unido pela primeira vez desde julho de 2019 – com shows aéreos voltando ao calendário deste verão, depois que a pandemia forçou os organizadores a cancelar todas as datas no ano passado.
A temporada de 2021 também verá os Red Arrows liderados por um novo comandante, o líder de esquadrão Tom Bould. O ex-piloto do Typhoon, que voa como “Red 1”, disse:
“Estou extremamente orgulhoso do que toda a equipe alcançou ao receber a PDA e estar pronta para as exibições no Reino Unido e além, durante a nova temporada. Sendo meu primeiro PDA como Red 1, sinto-me incrivelmente honrado por ter liderado a equipe até este ponto e agora ter a oportunidade de apresentar um novo show – mostrando toda a energia, entusiasmo e excelência que o público de um airshow espera desfrutar. Estamos todos entusiasmados em trazer a exibição acrobática para o nosso público doméstico pela primeira vez desde 2019 – apresentando a Royal Air Force e representando o Reino Unido. A aviação sempre inspirou e isso é algo que estamos ansiosos para continuar a ajudar a alcançar em 2021″.
Alcançar o PDA envolveu um exame detalhado da atividade tanto no ar quanto no solo e só é concedida quando os Red Arrows apresentam um show seguro e visualmente atraente. Seguem-se meses de treinamento durante o inverno no Reino Unido, na base da equipe da RAF Scampton em Lincolnshire. Os preparativos então foram para o exterior, em uma implantação chamada Exercício Springhawk. O exercício Springhawk ocorre na Grécia. Este período de cinco semanas, realizado nas ilhas gregas, é onde a equipe aperfeiçoa e aprimora sua exibição e voa até três vezes por dia – aproveitando ao máximo a garantia de um clima mais ameno e condições de voo regulares. Sqn Ldr Bould, que anteriormente foi piloto de equipe no Red Arrows entre 2015 e 2017, é responsável por liderar a formação de nove aeronaves, coreografar a exibição e coordenar o programa de treinamento. Falando sobre o novo show acrobático de 20 minutos, ele disse:
“Este ano estamos exibindo algumas das maiores formaturas em nosso inventário, incluindo Swan e o Big Vixen Roll com todos os nove jatos a apenas dois metros de distância, enquanto voam de cabeça para baixo. O Hammer Head Break também está de volta, o que é uma maneira um pouco diferente de começar a segunda metade do show com um espetáculo que enche a arena. O show 2021 apresenta vários novos movimentos e formas. O par Synchro- onde os Reds 6 e 7 realizam o Boomerang, que é uma manobra totalmente nova para 2021 e também reconheceremos a dedicação do NHS (Saúde) e dos principais trabalhadores no Reino Unido, com uma trilha de fumaça totalmente azul presente em Slalom”.
A exibição de abertura da nova temporada do Red Arrows será em 4 de junho no Midlands Air Festival – o primeiro evento de uma campanha de verão de quatro meses abrangendo o Reino Unido e a Europa continental. A última vez que um público do Reino Unido viu os Red Arrows realizar um show acrobático foi no Royal International Air Tattoo em julho de 2019. Depois disso, a equipe realizou uma turnê de 11 semanas de grande sucesso promovendo os interesses do Reino Unido na América do Norte, antes que a pandemia atingisse os eventos planejados em 2020. No ano passado os Red Arrows realizaram apenas três exibições públicas, em comparação com uma programação normal de mais de 70 shows.
Embora, mesmo sem exibições, a equipe permaneceu extremamente ocupada e visível, com vários flypasts importantes – incluindo o dos 75 anos do VE (Victory in Europe) e do Dia VJ (Victory over Japan Day), ambos comemorativos ao fim da II Grande Guerra. Havia também um vasto programa de divulgação online, conectando-se com escolas, grupos de cadetes e airshows virtuais explorando temas em torno de liderança, trabalho em equipe e as disciplinas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática.
Cada surtida segue o mesmo ciclo de duas horas de instruções pré-vôo, o vôo em si e um debrief analítico completo. O objetivo é o aprimoramento constante. É necessário um grande esforço de equipe para permitir que os Red Arrows atuem para o público, desde o pessoal de operações de voo e técnicos de engenharia até administradores e fornecedores. A equipe de suporte, que soma mais de 100, também mudou seus macacões seguindo o PDA, para seus macacões de vôo azul royal, dando-lhes seu nome coletivo – “os azuis”. Uma lista atualizada de shows aéreos e eventos onde os Red Arrows estarão se apresentando em 2021 está disponível no site da equipe.
Fonte: RAF
@CAS