Recorde de voo comandado por Inteligência Artificial. O X-62A VISTA, uma avançada plataforma para testes de voos não tripulados da USAF baseada em um caça F-16D modificado, recentemente bateu um recorde de tempo de voo. Comandando por Inteligência Artificial (IA), o caça voou por mais de 17 horas.
O voo autônomo de mais de 17 horas ocorreu em dezembro do ano passado, como parte de uma série de testes com a aeronave, que deverá ocasionar uma mudança nos conceitos de poder aéreo na Escola de Pilotos de Testes da USAF (USAF TPS), sediada na Base Aérea de Edwards, Califórnia.
O X-62A VISTA (Variable In-flight Simulation Test Aircraft) é um projeto desenvolvido pela Lockheed Martin/Skunk Works, em conjunto com a Calspan Corporation, atendendo os requisitos da Escola de Pilotos de Testes da USAF. Ele foi montado sob a plataforma de um caça F-16D Block 30 Peace Marble II (matrícula USAF 86-0048) altamente modificado e atualizado com aviônicos da versão Block 40.
Construído em arquitetura de sistemas abertos, o caça é equipado com software que permite emular as características de desempenho de outras aeronaves.
“O VISTA nos permitirá realizar o desenvolvimento de técnicas de inteligência artificial com novos designs de veículos não tripulados. Essa abordagem, combinada com testes focados em novos sistemas, amadurecerá rapidamente a autonomia para plataformas não tripuladas e nos permitirá fornecer capacidade taticamente relevante aos nossos combatentes”, disse o Dr. M. Christopher Cotting, Diretor de Pesquisa da USAF TPS.
Para chegar alcançar esse recorde de voo autônomo, foram aprimorados o Sistemas de Simulação VISTA (VSS) fornecido pela Calspan, o Algoritmo de Modelo (MFA) da Lockheed Martin, além do Sistema de Controle Autônomo da Simulação (SACS). No comando do SACS está a Skunk Works Enterprise-wide Open Systems Architecture (E-OSA), que alimenta o Enterprise Mission Computer versão 2 (EMC2) ou “Caixa Einstein”.
Os componentes adicionais do SACS incluem a integração de sensores avançados, uma solução de segurança multinível, e um conjunto de tablets Getac em ambos os cockpits. Esses componentes aprimoram os recursos do VISTA, mantendo sua vantagem de prototipagem rápida como no caso de alterações dos softwares com a finalidade de aumentar a frequência dos voos de testes para acelerar o ritmo de desenvolvimento de autonomia e IA.
A integração desses sistemas atualizados permitiu ao VISTA conduzir o longo voo de testes com autonomia e IA. Esta nova capacidade enfatiza o avanço do desenvolvimento e integração de algoritmos de aeronaves autônomas.
@FFO