• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Recorde de aviões militares chineses enviados para a área de Taiwan

18 de setembro de 2023
Recorde de aviões militares chineses enviados para a área de Taiwan (Fotos ilustrativas: PLA).
Recorde de aviões militares chineses enviados para a área de Taiwan (Fotos ilustrativas: PLA).

Recorde de aviões militares chineses enviados para a área de Taiwan. A Marinha e a Força Aérea do Exército Popular da China (PLA) enviaram nada menos que 103 aviões militares em direção a Taiwan em um período de 24 horas. De acordo com um comunicado divulgado hoje pelo Ministério da Defesa (MD) de Taiwan, esse número foi recorde para o período de um dia.

De acordo com o comunicado, o sistema de defesa aérea de Taiwan detectou os aviões entre às 06h00 (horário local) de domingo (17/09) e as 06h00 de segunda-feira (18/09). No mesmo período, foram detectados nove navios de guerra chineses próximos a Ilha.

“Foram detectadas 103 aeronaves militares e nove navios de guerra chineses ao redor de Taiwan às 6h (UTC + 8) de hoje. As Forças Armadas de Taiwan monitoraram a situação e acionaram aeronaves de alerta de patrulha aérea, embarcações da Marinha e sistemas de mísseis terrestres para responder a essas atividades”, disse o MD de Taiwan.

A China tem conduzido exercícios militares cada vez maiores no entorno de Taiwan, à medida que as tensões aumentam na região, por conta da aproximação cada vez mais intensa entre o governo da Ilha – que a China reivindica como seu território – e os Estados Unidos.

O governo de Taiwan classificou a ação militar chinesa como “assédio”, e alertou que isso poderia aumentar ainda mais a tensão na região. “Pedimos às autoridades de Pequim que assumam a responsabilidade e parem imediatamente com este tipo de atividade militar e destrutivas”, afirmou o MD.

A China enviou na semana passada uma flotilha de navios de guerra, liderada pelo o porta-aviões Shandong, para águas próximas de Taiwan. Os exercícios ocorreram logo depois que os EUA e o Canadá navegaram com seus navios de guerra pelo Estreito de Taiwan, as águas que separam a ilha do continente.

Especialistas supõem que essas ações recentes possam ser uma tentativa de Pequim de influenciar nas eleições presidenciais de Taiwan que ocorrerão em janeiro de 2024. O Partido Democrático Progressista, atualmente no poder da Ilha, que se inclina fortemente para a independência formal de Taiwan, é uma pedra no sapato do governo chinês.

Taiwan se separou quando os comunistas assumiram o controle da China na guerra civil de 1949. Os nacionalistas perdedores fugiram para Taiwan e estabeleceram o seu próprio governo autônomo da ilha, reconhecido por algumas nações estrangeiras. Os EUA, entre outros, têm laços formais com a China, embora mantenham um escritório de representação em Taiwan.

Fonte: AP

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login