Rebeledes do Tigrai teriam derrubado Mi-35 etíope. Um helicóptero Mil Mi-35 da Força de Defesa Nacional da Etiópia (ENDF) foi abatido nesta quarta-feira (21/04), perto de Abiy Adi, na província de Tigrai, norte da Etiópia. A informação foi divulgada pelo Islam World Update em suas redes sociais.
A Frente de Libertação do Povo Tigrai (TPLF), grupo rebelde que luta pela independência da região, reivindicou o ato que derrubou o helicóptero Mi-35 etíope. A ENDF ainda não confirmou oficialmente a perda da aeronave, entretanto uma imagem divulgada pela TPLF, mostra os destroços de um helicóptero aparentemente do mesmo modelo.
Atualmente cerca de uma dúzia de Mi-35 Hind são operados pelo Esquadrão 21, sediado na Base Aérea de Dire Dawa, que fica próxima da província de Tigrai. Por esta proximidade geográfica, não se pode descartar que o helicóptero abatido tenha saído da base aérea de Mekelle, utilizada para destacamentos pelo ENDF.
A Etiópia passa por mais uma guerra civil, com a região norte anunciando a sua independência. Chamada pelos separatistas de Tigrai, o estado dissidente tem como capital revolucionária a cidade de Makelle, com mais de 500 mil habitantes. A área do Tigrai está sob o controle da TPLF que enfrenta as tropas do governo em fortes combates.
@FFO