

Rebeldes derrubam Il-76 da Força Aérea do Sudão. Rebeldes das Forças de Apoio Rápido do Sudão (RSF), assumiram o ataque que derrubou um avião de transporte pesado Ilyushin 76 da Força Aérea Sudanesa, matando todos seus tripulantes.
De acordo com as informações divulgadas pelo grupo, o Il-76 foi abatido ontem (04), durante os combates contra os militares do Sudão perto da cidade de Babanusa. Imagens circulam nas redes sociais mostrando o que seriam os destroços do jato de transporte militar da Força Aérea Sudanesa.
O portal Clash Report disse que os rebeldes utilizaram um sistema de defesa aérea FK-2000 de fabricação chinesa para atacar a aeronave. Segundo a publicação, o sistema foi fornecido às RSF pelos Emirados Árabes Unidos.
A localidade de Babanusa é um importante corredor de transporte interno e o controle dessa rota tem sido um objetivo estratégico dos comandos de ambos lados no conflito, especialmente para a movimentação de suprimentos e reforço das suas posições avançadas.

O Il-76 é um importante vetor de transporte logístico para bases sudanesas isoladas pelos combates ou inacessíveis por terra. A destruição dessa aeronave representará uma grande perda para a Força Aérea Sudanesa, tendo em vista que a frota de grandes aeronaves de transporte é limitada e difícil de substituir nas condições atuais.
Nos últimos meses, as RSF divulgaram declarações reivindicando o abate de helicópteros, drones e outras aeronaves. Em todos os casos, a confirmação independente permanece limitada devido ao ambiente de acesso restrito em torno das zonas de combate ativas. O espaço aéreo sobre as áreas disputadas continua sendo um ponto central do confronto, com as Forças Armadas Sudanesas dependendo de aeronaves para mobilidade e capacidade de ataque, enquanto as RSF trabalham para reduzir essa vantagem inimiga.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO