

Rebeldes derrubam FTC-2000G da Força Aérea de Mianmar. Um caça chinês Guizhou FTC-2000G Mountain Eagle III, da Força Aérea de Mianmar (MAF) foi abatido por rebeldes do Exército de Libertação Popular (PLA), opositores ao atual governo militar do país. A ação ocorreu hoje (10/06) no município de Pale Township, região de Sagaing. Não há informações sobre os pilotos ou vítimas em solo.

Imagens divulgadas nas redes sociais e em canais locais mostram combatentes da resistência comemorando a ação e os destroços do caça em chamas em uma área rural. O conselho militar que atualmente governa Mianmar não divulgou nenhuma nota oficial sobre o fato. A aeronave caiu na região de Sagaing, a 140 nm a oeste de Mandalay.

Segundo informações, o FTC-2000G teria sido atingido por uma munição lançada de um sistema antiaéreo portátil (MANPADS), possivelmente um FN-6 de fabricação chinesa. O jato abatido faz parte de uma encomenda de 12 aeronaves recebidas por Mianmar, sendo seis em novembro de 2022 e mais seis em agosto de 2024, como parte de um contrato assinado com o governo do Paquistão em 2020 por pouco mais de US$ 100 milhões.
A resistência armada de Mianmar — composta tanto pelas organizações armadas étnicas de longa data, o Exército de Libertação Popular (braço armado do Partido Comunista), quanto pelas unidades mais recentes da Força de Defesa Popular (PDF) — tem intensificado constantemente suas táticas e acesso a armamentos desde o golpe militar que tomou o governo em fevereiro de 2021.

As Forças Armadas de Mianmar tem realizado intensas campanhas de ataques aéreos para reprimir as forças da oposição em todo o país, particularmente em regiões de minorias étnicas e áreas sob controle do Governo de Unidade Nacional (NUG) e milícias associadas.
O uso de MANPADS cada vez mais representa uma ameaça direta às aeronaves de asas fixas que operam em baixa altitude em áreas contestadas, tornando as missões aéreas cada vez mais perigosas para as forças da junta. Em 16 de janeiro de 2024, outro caça FTC-2000G (MAF 1405) foi abatido também por um MANPADS utilizado pelas forças opositoras.

Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO