

RCAF revela nova pintura e designações das aeronaves de treinamento. Em 28 de maio de 2025, o Comandante da Força Aérea Real Canadense (RCAF), Tenente-General Eric Kenny, revelou as pinturas e designações das novas aeronaves que servirão ao programa de Treinamento de Futuros Pilotos (FAcT). O design e o nome das aeronaves foram escolhidos para marcar o centenário da RCAF, celebrado no ano passado, bem como o início do programa FAcT, que formará a próxima geração de pilotos militares canadenses.
As aeronaves terão uma pintura chamada “Reflect Forward”, composta principalmente por duas cores, o “amarelo de treinamento”, que reflete a história do Plano de Treinamento Aéreo da Commonwealth de 1940 a 1945 e o azul escuro para refletir modernidade da atual RCAF. A linha branca e vermelha simboliza a bandeira nacional canadense e une as cores com uma faixa que lembra o “Lightning Bolt” usado desde 1948 por várias aeronaves da RCAF.
Além do motivo comemorativo, a pintura de alta visibilidade e contraste proporciona melhor visualização em uma variedade de terrenos e condições climáticas, facilitando a localização das aeronaves em voo ou em solo, especialmente em condições de neve, típicas do país.
As novas aeronaves de treinamento da RCAF:
CT-102B Astra II (Grob G 120TP)

Esta aeronave segue os passos do antecessor CT-102A Astra (Grob G 120A). A palavra “Astra” significa “Estrela” em latim e faz referência ao lema da RCAF “Da Adversidade às Estrelas”, ao mesmo tempo em que reconhece a crescente importância militar do domínio espacial.
CT-157 Siskin II (Pilatus PC-21)

Nomeado em homenagem ao caça Armstrong Whitworth Siskin, operado entre 1926 e 1929, considerado o primeiro caça da RCAF e o mais moderno da sua época, renomado por suas grande qualidades acrobáticas.
CT-153 Juno (Airbus H135)

“Juno” é um testemunho do legado do Canadá e dos Aliados na Praia de Juno, onde milhares de militares canadenses desembarcaram no “Dia D” em 06 de junho de 1944, como parte da Operação Overlord. “Juno” também é um reflexo do alinhamento contínuo do Canadá com seus aliados, já a Força Aérea Real Britânica e a Força Aérea Real Australiana também utilizam este mesmo nome para seus helicópteros H135.
CT-145E Expeditor II (Beechcraft King Air 260)

O nome é uma homenagem a uma aeronave de tamanho comparável, o C45/CT-128 Expeditor, usada para treinar navegadores e bombardeiros na Segunda Guerra Mundial, além de desempenhar diversas outras funções, desde levantamentos fotográficos até transporte de cargas leves e passageiros.
CT-142Q Citadel (De Havilland Canadá Dash 8-400)

O CT-142Q Citadel recebeu o nome de duas importantes cidadelas canadenses, La Citadelle de Quebec e a Cidadela de Halifax, ambas com papéis significativos na história militar do Canadá. O CT-142Q é uma aeronave de treinamento para Oficiais de Sistemas de Combate Aéreo e Operadores de Sensores Eletrônicos Aerotransportados que irão operar sistemas das aeronaves de patrulha de longo alcance, como o CP-8A Poseidon, que em breve estará em serviço na RCAF, bem como nos helicópteros Cyclone. O nome “Citadel” remete às qualidades de proteção semelhantes dessas duas impressionantes estruturas defensivas.
Fonte: SkyAline
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO