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RCAF paraliza modernização do CH-149 Cormorant

13 de julho de 2021

Search and Rescue Technician, Sergeant Kevin O'Donnell from 103 Squadron Gander, NL is hoisted down from a CH-149 Cormorant helicopter for a mountain rescue scenario during a joint search and rescue exercise held in Iceland on February 10, 2016. Photo: Master Corporal Johanie Maheu, 14 Wing Imaging Greenwood GD2016-0075-31 ~ Le sergent Kevin O'Donnell, technicien en recherche et sauvetage du 103e Escadron Gander (T.-N.-L.), être descendu par treuil depuis un hélicoptère CH-149 Cormorant en vue de participer à un scénario de sauvetage en montagne lors d’un exercice conjoint de recherche et sauvetage en Islande, le 10 février 2016. Photo : Caporal chef Johanie Maheu, Services d’imagerie de la 14e Escadre Greenwood GD2016-0075-31

RCAF paraliza modernização do CH-149 Cormorant. A RCAF quer atualizar seus 14 CH-149 Cormorant (AW101), para uma padrão similar aos AW101 da Noruega. O Problema? Alto custo apresentado pela Leonardo (Foto: RCAF/Master Corporal Johanie Maheu, 14 Wing).
RCAF paraliza modernização do CH-149 Cormorant. A RCAF quer atualizar seus 14 CH-149 Cormorant (AW101), para uma padrão similar aos AW101 da Noruega. O Problema? Alto custo apresentado pela Leonardo (Foto: RCAF/Master Corporal Johanie Maheu, 14 Wing).

RCAF paraliza modernização do CH-149 Cormorant. Segundo informações do portal de notícias canadense CBC, as negociações entre o governo do Canada e a empresa italiana Leonardo para estender a vida útil da frota de helicópteros de busca e resgate CH-149 Cormorant (AH101 Merlin) até 2040 foram paralisadas na virada deste semestre. Citando um documento vindo do governo, os custos apresentados para a atualização teriam sido considerados muito elevados, o que gerou um impasse entre as partes.

A Royal Canadian Air Force (RCAF) quer atualizar sues 14 AH-149 Cormorant, como são designado os Leonardo AW101 localmente. O objetivo é elevar as aeronaves para o mesmo padrão do novo helicóptero norueguês de busca e salvamento (SAR) AW101-612 que operar em missões de salvamento em qualquer climas (NAWSARH), além de ampliar a frota com duas novas unidades.O problema é que a proposta inicial da Leonardo excedeu em muito o orçamento previsto para o projeto. Como resultado, “as negociações com o empreiteiro foram interrompidas devido às propostas serem inacessíveis”, informou Departamento de Defesa Nacional do Canadá.

Em uma declaração à mídia, o Departamento de Defesa Nacional confirmou que tem trabalhado com Leonardo “para identificar como essas atualizações poderiam ser feitas”. O primeiro anúncio de um plano para atualizar a variante da RCAS do AW101 para o Padrão norueguês foi feita em abril de 2018 e desde então vinham sendo feitas reuniões e negociações para a formulação do contrato final.

“Após um ano de consultas, ficou determinado que Leonardo não poderia fazer a obra a um custo que respeitasse o orçamento do projeto, que é US$ 1.03 bilhão”, confirmou o Departamento de Defesa Nacional, através de um documento emitido pelo escritório do projeto Cormorant Midlife Upgrade (CMLU) da RCAF.

RCAF paraliza modernização do CH-149 Cormorant. Impasse na atualização da frota de CH-149 poderá favorecer Airbus ou Sikorsky que tem intesse em fornecer uma aeronave SAR a RCAF (Foto: RCAF).
RCAF paraliza modernização do CH-149 Cormorant. Impasse na atualização da frota de CH-149 poderá favorecer Airbus ou Sikorsky que tem intesse em fornecer uma aeronave SAR a RCAF (Foto: RCAF).

O departamento não indicou se a pausa pode significar a reabertura das discussões com outros fabricantes caso não seja possível chegar a um acordo com Leonardo. Tanto a Sikorsky quanto a Airbus haviam solicitado anteriormente uma competição aberta, argumentando que seus helicópteros de busca e resgate poderiam fornecer o mesmo serviço com mais eficácia.  Sikorsky planejou oferecer o S-92 em uma configuração SAR enquanto a Airbus estava propondo o H225.

O Cormorant entrou em serviço entre 2001 e 2003 e tem sido atormentado por problemas de obsolescência. No comunicado, o DND reconheceu que “alguns dos sistemas de bordo já estão se tornando obsoletos e cada vez mais difíceis de suportar, incluindo motores”.

@CAS

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