RCAF cria a 3ª Divisão Espacial. No dia 22 de julho a Royal Canadian Air Force (RCAF) formalizaram a criação da 3 Canadian Division Space (3 CSD). O Tenente-General Al Meinzinger, Comandante da RCAF, e o Brigadeiro-General Mike Adamson, recém nomeado Comandante da 3 CSD, participaram de uma cerimônia sede da Defesa Nacional Carling em Ottawa, Ontário, que marca o estabelecimento da mais nova divião da RCAF.
3 Divisão Espacial Canadense é uma evolução da organização da Direção Geral Espacial da RCAF. Ela nasce com a responsabilidade gerenciar as operações espaciais, que cresceram constantemente na última década. Com base nas iniciativas espaciais descritas na política de defesa do Canadá — o Strong, Secure, Engaged, o estabelecimento da 3 Canadian Space Division reconhece a importância crítica do espaço em todas as operações e atividades diárias das Forças Armadas Canadenses (CAF) e é um passo à frente na proteção dos interesses canadenses no espaço.
Esta mais nova divisão da RCAF irá simplificar, focar e melhorar a forma como as capacidades baseadas no espaço suportam os requisitos críticos da CAF, como comunicações, comando e controle, navegação, clima e consciência situacional. A RCAF continuará a ser a autoridade funcional para o espaço da CAF.
“À medida que o ambiente de segurança internacional se torna cada vez mais complexo, o espaço é um domínio crítico para nossa segurança nacional. Saudamos os membros da Força Aérea Real Canadense por sua excelência contínua no domínio espacial” — Anita Anand, Ministra da Defesa Nacional
3 CSD está projetada para empregar 175 militares e civis contra 85 cargos da antiga Diretoria Geral de Espaço. O estabelecimento da 3ª Divisão Espacial Canadense também incluirá o restabelecimento da 7ª Ala (7th Wing), que compreenderá 7 Esquadrões de Operações Espaciais e 7 Esquadrões de Apoio a Operações. 7th Wing fornecerá dados e recursos baseados no espaço em apoio às operações da CAF.
As capacidades espaciais da RCAF são usadas para fornecer comunicações, comando e controle, navegação, previsão do clima e consciência situacional em apoio a operações e atividades militares. Tais atividades podem incluir busca e salvamento, monitoramento das abordagens marítimas do Canadá para reforçar a soberania do Ártico, apoio às operações do NORAD e apoio à tomada de decisões em operações no exterior.
O compromisso do Canadá com a Iniciativa de Operações Espaciais Combinadas continua sendo uma prioridade para a 3 CSD. Este acordo inclui Austrália, França, Alemanha, Nova Zelândia, Reino Unido, Estados Unidos e Canadá, e oferece oportunidades para aumentar a cooperação nas atividades espaciais voltadas para defesa.
@CAS