RCAF confirma que está adquirindo os RPAS MQ-9B. O Departamento de Defesa Nacional do Canadá confirmou no dia 19 de dezembro que está adquirindo o RPAS General Atomics MQ-9B SkyGuardian para a Royal Canadian Air Force (RCAF).
A informação foi dada por Marie-France Lalonde, Secretária Parlamentar do Ministro da Defesa Nacional, e Kody Blois, Membro do Parlamento por Kings-Hants. O governo do Canadá investirá US$ 2,49 bilhões na adquisição de um Sistema de Aeronaves Pilotadas Remotamente (RPAS). A aquisição será concluída via um contrato de venda comercial direta com a General Atomics Aeronautical Systems, Inc, com alguns componentes específicos adquiridos mediante uma Venda Militar Estrangeira (FMS) com o governo dos Estados Unidos.
Esta aquisição inclui:
Numa declaração de 15 de setembro de 2023 da Agência de Cooperação para a Segurança da Defesa dos EUA (DSCA), listou a possível venda via FMS de uma gama de equipamentos a serem integrados nos MQ-9B adquiridos via vendas comerciais diretas ao Canadá, incluindo: 12 radares AN/APY-8 Lynx de abertura sintética; 219 mísseis AGM-114R2 Hellfire II; 18 kits de KMU-572 para a munição GBU-38 e GBU-54; 12 bombas Mk82 de 500 lb; e seis bombas Mk82 Filled Inert, entre outros equipamentos.
A primeira entrega está prevista para 2028 e a plena capacidade operacional até 2033 (FOC). Internamente, a capacidade RPAS permitirá à RCAF monitorar o grande território e a longa costa do Canadá. Apoiará operações de ajuda civil, como a resposta a incêndios florestais e inundações.
Este investimento marca mais um marco significativo para a RCAF, à medida que nos aproximamos de seu 100º aniversário em 2024. Somente desde 2022, o Governo do Canadá finalizou a aquisição ou atualização de aproximadamente 140 novas aeronaves para a Real Força Aérea Canadense, incluindo:
Estas aquisições demonstram o nosso compromisso em recapitalizar a RCAF para poder proteger o Canadá durante as gerações vindouras.
Como parte deste projeto, a General Atomics fornecerá atividades comerciais significativas e investimentos direcionados à indústria canadense para apoiar o crescimento do setor aeroespacial e de defesa, incluindo a indústria de sistemas pilotados remotamente e tecnologias autônomas.
Os compromissos de benefícios econômicos da General Atomics para o Canadá como parte do contrato de aquisição têm o potencial de contribuir com cerca de 700 empregos anualmente para a indústria canadense e parceiros da cadeia de valor, e contribuir anualmente com US$ 97 milhões para o produto interno bruto do Canadá durante um período de 9 anos.
As aeronaves RPAS ficarão estacionadas na 14 Wing em Greenwood, NS, e na 19 Wing em Comox, BC. Eles também serão operados a partir de um local operacional avançado ao apoiar missões no norte do Canadá. O centro de controle de solo, que abrigará as cabines das aeronaves, ficará localizado em Ottawa.
Nova infraestrutura será construída em Ottawa para abrigar o centro de controle de solo e também será necessária para apoiar as operações de RPAS na 14 Wing Greenwood e na 19 Wing Comox. Os custos de infraestrutura estão incluídos no orçamento geral do projeto.
@CAS