RCAF aposenta CT-155 Hawk e inicia a transição para o F-35A Lightning II. A Força Aérea Real Canadense (RCAF) prepara a transição da sua primeira linha de caça, que em breve passará dos atuais CF-18 Hornet para o futuro F-35A Lightning II. Entre as primeiras etapas está a aposentadoria dos envelhecidos jatos CT-155 Hawk e o início de um novo programa de formação de pilotos de caça de quinta geração.
O Comando da RCAF prepara um programa de treinamento provisório, o qual prevê que os futuros caçadores recebam o treinamento inicial através do Euro-OTAN Joint Jet Pilot Training (ENJJPT) na Base Aérea de Sheppard, no Texas (EUA) e Fighter Lead-in Training (FLIT) na Finlândia e Itália.
Ao mesmo tempo, está chegando ao final o contrato de mais de 20 anos com a empresa canadense CAE que fornece suporte de treinamento de pilotos nos jatos CT-155 Hawk do Esquadrão de Treinamento de Caça Tático 419 da RCAF. De acordo com um comunicado da RCAF, esta é a última unidade a operar com os envelhecidos jatos de treinamento, cuja desativação oficial ocorre nesta sexta-feira (08/03).
No período que durar o programa de treinamento provisório, o Esquadrão 419 ficará desativado, ressurgindo no futuro com uma nova aeronave de treinamento de 5ª geração como parte de um programa futuro FLIT. Todos os CT-155 Hawks serão transferidos para a Escola de Tecnologia e Engenharia Aeroespacial das Forças Canadenses, sediada em Borden, Ontário, onde apoiarão o treinamento de técnicos de aeronaves da RCAF.
O Canadá participa do ENJJPT da OTAN desde a fundação do programa em 1981, na 80ª Ala de Treinamento de Caça (80th FTW) da USAF, em Sheppard. Atualmente a RCAF mantem até sete instrutores de T-38C Talon na 80th FTW para fornecer treinamento inicial de caça para alunos canadenses. Após formados, eles ingressam na transição para os CF-18 no Esquadrão de Treinamento Operacional de Caça 410, em Cold Lake, no Canadá.
Com o início do período provisório de treinamento, a previsão agora é que aumente o número de alunos da RCAF em Shppard, demandando o incremento da quantidade de instrutores canadenses em T-38C e T-6 no programa ENJJPT.
Fonte: RCAF
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