
This image shows the RC-135W Rivet Joint, ZZ664, landing at RAF Waddington, returning from exercise that started in the early morning. An RAF Waddington-based intelligence gathering aircraft has taken part in a major US-led demonstration exercise in Europe with other European NATO Allies. An RC-135W Rivet Joint aircraft from 51 Squadron, which is part of the RAFs Intelligence Surveillance Target Acquisition and Reconnaissance Force, took part in the exercise. The Rivet Joint aircraft joined other aircraft from the US Air Force, US Navy, and The Royal Netherlands Air Force to conduct two exercise scenarios. RC-135W Rivet Joint is a dedicated electronic surveillance aircraft that can be employed in all theatres on strategic and tactical missions. Its sensors soak up electronic emissions from communications, radar and other systems. RC-135W Rivet Joint employs multidiscipline Weapons System Officer (WSO) and Weapons System Operator (WSOp) specialists whose mission is to survey elements of the electromagnetic spectrum in order to derive intelligence for commanders. Rivet Joint has been deployed extensively for Operation Shader and on other operational taskings. It had been formally named Airseeker but is almost universally known in service as the RC-135W Rivet Joint.

RC-135W da RAF triplicam missões após invasão russa na Ucrânia. Através da Lei de Liberdade de Informação do Reino Unido, o portal UK Defense obteve dados mostrando que após a invasão russa na Ucrânia, triplicou o número de missões das aeronaves de vigilância RC-135W Rivet Joint da Royal Air Force (RAF). Em dezembro de 2021 foram seis missões, e chegaram a um pico de 18 surtidas por mês após a invasão do território ucraniano.
Os números não surpreendem, dado o enorme esforço da OTAN e das nações parceiras para coletar informações sobre a invasão. Os dados apresentados pelo Ministério da Defesa para as missões dos RC-135 da RAF entre novembro do ano passado e junho deste ano, a informação é a seguinte:
Nessas missões de longa duração, os RC-135W necessitam do apoio dos KC-135 da USAF para reabastecimento em voo (REVO), uma vez que os A330MRTT Voyager da RAF não possuem o sistema “boom”. O portal questionou sobre os custos para o governo britânico desses reabastecimentos.
“Como aliados próximos, vários tipos de aeronaves do Reino Unido e dos EUA reabastecem rotineiramente de aeronaves-tanque de outras nações, mas as cobranças levantadas não são calculadas por frotas de aeronaves específicas. Esses reabastecimentos ocorrem por acordos recíprocos previamente assinados em memorandos de entendimentos, que antecede a introdução dos Rivet Joint na RAF e abrange uma grande variedade de tipos de aeronaves”, respondeu o Ministério.
“Os Voyagers da RAF, por sua vez, reabastecem regularmente os caças da Marinha dos EUA, enquanto os Typhoons britânicos são reabastecidos rotineiramente pelos KC-10 da USAF, em operações combinadas. Para facilitar a administração, o “saldo” geral dos custos totais de combustível entre as duas nações é reconciliado e faturado várias vezes ao ano, o que reduz o número de transações individuais necessárias. Portanto, não temos valores totais de reembolso específicos para os RC-135”, ressaltou o governo britânico.
Conforme demonstrado pelos números acima, o Reino Unido vem aumentando a frequência desses voos para coletar informações com aeronaves dos EUA também presentes, principalmente sobre a região do Mar Negro, próximo da Ucrânia.
Os RC-135W Rivet Joint são aeronaves altamente modificadas, dedicadas para missões de vigilância eletrônica sobre todos os teatros operacionais, em missões estratégicas e táticas. Seus sensores coletam transmissões de comunicações, radares entre outros sistemas. Sua tripulação tática é formada por especialistas WSO (Weapons System Officer) e WSOp (Weapons System Operator) cuja tarefa é vasculhar o espectro eletromagnético em busca de dados de inteligência para os comandantes combatentes.
A frota RC-135W da RAF é composta por três aeronaves, matriculadas ZZ664, ZZ665 e ZZ666, todas reunidas no 51 Squadron da RAF Waddington.
Fonte: UK Defense
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