• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Raytheon UK concluiu testes de integração das bombas Paveway IV no Typhoon

9 de setembro de 2025
Raytheon UK concluiu testes de integração das bombas Paveway IV no Typhoon. Foto: Raytheon UK.
Raytheon UK concluiu testes de integração das bombas Paveway IV no Typhoon. Foto: Raytheon UK.

Raytheon UK concluiu testes de integração das bombas Paveway IV no Typhoon. A unidade da Raytheon no Reino Unido (Raytheon UK), parte do grupo norte-americano RTX Corporation, concluiu com sucesso os testes de integração da bomba guiada de precisão Paveway IV nos jatos multifuncionais Eurofighter Typhoon. 

Realizados no mês de julho deste ano nos estandes de tiro da Royal Air Force (RAF) em Marham e do Ministério da Defesa do Reino Unido em Aberporth, os testes tiveram apoio da RWM Itália, uma subsidiária da Rheinmetall, que forneceu a nova ogiva classe Mk82. As atividades incluíram exercícios de tiro real, treinamento de plataforma, simulações de planejamento de missão e integração tática entre forças. 

“Esta colaboração ressalta a força das parcerias da OTAN e nosso compromisso compartilhado de manter uma vantagem tecnológica no campo de batalha”, disse o Capitão RN Deavin, Subcomandante da Força Aérea de Combate. 

A Paveway IV tem sido essencial para a capacidade de ataque da RAF desde 2008, tendo sido utilizada inicialmente nos aviões de ataque aposentados Harrier e Tornado, antes de ser transferida para o Typhoon. A munição combina GPS/INS e orientação a laser e foi utilizada em combate no Afeganistão, Líbia, Iraque, Síria e, mais recentemente, no Iêmen. 

“A conclusão bem-sucedida desses testes é um marco importante na cooperação de defesa aliada”, disse James Gray, CEO da Raytheon UK. “Nosso trabalho com a RWM Italia SpA e a Royal Air Force exemplifica como a indústria pode viabilizar maior interoperabilidade, letalidade e capacidade entre as forças da OTAN, ajudando-as a manter a superioridade aérea.” 

Os últimos testes de integração se concentraram na certificação da nova ogiva Mk82 fornecida pela Rheinmetall para o Eurofighter Typhoon, que atualmente passa por um amplo esforço de modernização para garantir sua relevância na década de 2040.  

No Reino Unido, um elemento importante desse esforço é a atualização do radar ECRS Mk2, desenvolvido pela Leonardo UK e pela BAE Systems. O novo radar de matriz de varredura eletrônica introduz funções avançadas de ataque eletrônico e maior consciência situacional, permitindo que o Typhoon opere com mais eficácia em ambientes eletromagnéticos contestados. 

Além do radar, a RAF está se preparando para a integração do míssil SPEAR 3 da MBDA, projetado para dar ao Typhoon uma capacidade de ataque profundo e preciso. No entanto, atrasos no programa adiaram sua entrada em serviço para o início da década de 2030. 

Fonte

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login