

Raytheon revela radar APG-82(V)X aprimorado com nitreto de gálio. A Raytheon recentemente revelou seu novo radar APG-82(V)X, que incorpora o nitreto de gálio (GaN), avançada tecnologia de semicondutores, capaz de ampliar o alcance e aprimorar as capacidades em combate ar-ar e ar-solo. O APG-82(V)X permite detecção, rastreamento e engajamento de alvos de forma mais rápida, com funções avançadas de controle de fogo e guerra eletrônica.
Como radar ativo de varredura eletrônica (AESA), o APG-82(V)X utiliza milhares de módulos de transmissão e recepção, possibilitando a alternância rápida entre envio e recebimento de sinais. Isso garante maior confiabilidade e precisão no engajamento de ameaças aéreas, como mísseis de cruzeiro, drones e caças modernos.
“A capacidade aprimorada deste radar de próxima geração permite que as tripulações detectem e engajem ameaças a distâncias maiores do que nunca, oferecendo uma vantagem crucial de primeiro olhar, primeiro disparo. À medida que o ambiente de ameaças evolui, este radar assegura decisões mais rápidas e consciência situacional superior em cenários contestados”, disse Dan Theisen, presidente de Advanced Products and Solutions da Raytheon.
O APG-82(V)X é modular, possui arquitetura aberta, integra processadores de alta velocidade e a avançada tecnologia GaN oferece maior alcance sem a necessidade de energia adicional. O radar é totalmente compatível com aeronaves atuais, incluindo a família de caças F-15E e F-15EX, bem como de projetos futuros.
Desenvolvido no escritório de El Segundo, na Califórnia, a produção do APG-82(V)X ocorrerá nas instalações da Raytheon em Forest, no Mississippi.
Fonte: Raytheon
Entre no nosso grupo de WhatsApp