Em parceria com a Korean Air (KAI) e a Bombardier, a Raytheon Technologies anunciou em 22 de dezembro que está oferecendo formalmente uma aeronave de vigilância de inteligência múltipla (multi-int) baseada em jato executivo Bombardier Global 6500 para atender aos requisitos da Força Aérea da República da Coreia (RoKAF) para uma plataforma aérea destinada a cumprir missões ISTAR – Intelligence, Surveillance, Target Acquisition, and Reconnaissance ou seja inteligência, vigilância, aquisição de alvos e reconhecimento.
A empresa disse em um comunicado que sua solução ISTAR-K (K= Korean) é baseada em na plataforma do jato executivo Bombardier Global 6500 modificado, com a Korean Air fornecendo sua experiência nas áreas de design, manutenção, reparo, revisão e atualizações.
O conjunto integrado de ISR da plataforma incluirá um “radar multiespectral eletro óptico/infravermelho (AESA), sensores multiespectrais eletro ópticos/infravermelhos (TV/FLIR) e pacotes de inteligência de sinais (SIGINT) para ajudar os operadores a tomar decisões.
“O RoK enfrenta um ambiente de segurança cada vez mais complexo, exigindo uma abordagem multi-int e integração perfeita entre as forças para gerenciar ameaças. O sistema ISTAR-K será projetado para permitir que a RoKAF monitore desastres naturais, aplique embargos marítimos, garanta a segurança da fronteira, conduza missões ISR a longas distâncias e desempenhe um papel crítico na proteção do país contra ataques de mísseis balísticos. O sistema foi projetado para fornecer um quadro operacional comum que dará garantia aos comandantes do RoK no ar e no solo de que eles tomarão as decisões corretas”, disse a Raytheon.
A configuração apresentada pela Raytheon lembra muito o Sentinel R1, que também emprega a plataforma consagrada do jato executivo da empresa canadense, só que no caso o Global Express.
@CAS