Raytheon fornecerá o radar ASARS-2B para os U-2 da USAF. Oficiais do Air Force Life Cycle Management Center da Wright-Patterson AFB, Ohio, anunciaram um contrato de US$ 184 milhões válido por cinco anos no dia 9 de setembro para a Raytheon Intelligence & Space, sediada El Segundo, Califórnia, para fornecer o Sistema de Radar de Abertura Sintética Avançada – 2B (Advanced Synthetic Aperture Radar System-2 – ASARS-2B) dos U-2R/S da USAF.
Este radar é um sistema de reconhecimento multimodo em tempo real e de alta resolução e aerotransportado, que será instalado na aeronave de reconhecimento Lockheed Martin U-2 Lady Dragon. O radar possui recursos de mapeamento de longo alcance para todos os climas, podendo operar de dia e a noite. O ASARS-2B detecta e localiza alvos terrestres estacionários e móveis. Ele reúne informações detalhadas destes alvos, formata os dados e os transmite via link de dados de banda larga para centros de comando e controle, outras aeronaves, navios e outros setores interessados na missão.
O radar pode produzir imagens de resolução extremamente alta (detalhadas) a partir de alvos postados a longas distâncias e fornecer mapas terrestres de alta resolução. O ASARS-2B é um descendente do radar ASARS original usado há 30 anos durante a Guerra do Golfo Pérsico para avaliação de danos em batalha. Possui processamento integrado, qualidade de imagem aprimorada, ampla cobertura de área de alvos estacionários e em movimento e geolocalização aprimorada.
O ASARS-2B contém uma antena de matriz de varredura eletrônica ativa (AESA) e foi projetado para dobrar o alcance de vigilância dos U-2R/S. O ASARS-2B substitui os componentes frontais do radar aéreo Raytheon ASARS-2A, que se tornou difícil de manter devido aos componentes obsoletos. O ASARS-2B usa refrigeração eletrônica líquida e gerenciamento térmico.
Neste contrato, a Raytheon fará o trabalho em El Segundo, Califórnia, e deve ser concluído em agosto de 2027. Para mais informações, entre em contato com a Raytheon Intelligence & Space on-line em www.raytheonintelligenceandspace.com ou o Air Force Life Cycle Management Center em www. aflcmc.af.mil.
@CAS