Raytheon entregou o 10.000º míssil AIM-9X para os EUA. O escritório do Programa de Mísses Air-to-Air (PMA-259) da Marinha dos EUA (USN), recebeu da Raytheon o 10.000º Air Intercept Missile (AIM)-9X Sidewinder para a USAF. O recebimento aconteceu em 27 de maio e foi divulgado hoje (29/06) pelo Comando da Aviação Naval da USN (NAVAIR).
Liderado pela Marinha, em conjunto com a USAF, o Programa gerencia o sistema de mísseis ar-ar de curto alcance, mais avançado do mundo. O AIM-9X Block II+ é uma das múltiplas variantes que compõem a família de sistemas de armas infravermelhos de quinta geração AIM-9X.
“Alcançar este marco é um grande privilégio e mostra a capacidade de nossa equipe de produzir e distribuir continuamente produtos de qualidade em apoio ao combatente dos EUA e aos nossos parceiros internacionais”, disse a Comandante Sarah Abbott, Gerente Adjunto do PMA-259 para AIM-9X.
Quase 3.000 mísseis AIM-9X Bloco II/II+ foram adquiridos em nome de 25 países em todo o mundo. A equipe do Programa de Vendas Militares Estrangeiras (FMS – Foreign Military Sales), foi responsável por uma média de mais de 250 mísseis adquiridos anualmente desde 2012.
Fonte: NAVAIR