Raytheon entrega quarta arma laser à USAF. A Raytheon Technologies entregou neste mês de junho, o quarto sistema de armas a laser paletizado, conhecida como “H4” à USAF. Considerado pronto para combate, o sistema é um marco no desenvolvimento e implantação de tecnologia a laser de alta energia para aplicações militares.
A arma é um laser de 10 quilowatts, construído conforme as especificações militares dos EUA em uma configuração autônoma, permitindo que seja movido e montado onde for necessário. O sistema de laser H4 passou por testes rigorosos durante quatro dias de exercícios contínuos de tiro em White Sands Missile Range, no Novo México.
Os testes, conduzidos em colaboração com o Centro de Gerenciamento do Ciclo de Vida da USAF, demonstraram a capacidade da arma de adquirir, mirar, rastrear e destruir drones em vários cenários de ataque, incluindo ataques de curto alcance, ataques de enxame e ameaças de longo alcance.
De acordo com Michael Hofle, diretor sênior de lasers de alta energia da Raytheon Technologies, a implantação do sistema de armas a laser H4 fornece à Força Aérea uma defesa confiável contra ameaças assimétricas representadas por drones. “Em qualquer lugar que a Força Aérea veja uma ameaça de drones, eles agora têm quatro armas a laser comprovadas que podem ser implantadas para impedir ameaças assimétricas. Seja em um local fixo, em uma plataforma ou até mesmo em uma picape, essas armas a laser são compactas, robustas e prontas para uso”.
A versatilidade e a mobilidade do sistema de armas a laser paletizadas o tornam um recurso para proteger pessoas e ativos contra ameaças aéreas de curto alcance. O sistema é pequeno o suficiente para caber na carroceria de uma caminhonete e compreende um módulo de arma a laser de alta energia, um sensor EO/IR de longo alcance que também serve como direcionador de feixe, controle térmico, energia elétrica interna e software de mira. Ele pode ser operado usando um laptop e um controlador tipo de videogame e integrado aos sistemas existentes de defesa aérea e comando e controle para fornecer uma camada adicional de defesa.
O sistema de armas a laser paletizado foi construído na fábrica de armas a laser da Raytheon Technologies em McKinney, Texas. A empresa entregou o sistema ao Centro de Gerenciamento do Ciclo de Vida da Força Aérea dos EUA nove meses após o recebimento do pedido.
@CAS