Rara imagem de um caça chinês J-20 lançando míssil. Uma rara imagem de boa qualidade surgiu nas redes sociais mostrando um caça furtivo J-20 da Força Aérea do Exército Popular da China (PLAAF) disparando um míssil ar-ar (AAM) de curto alcance PL-10. A imagem foi originalmente divulgada nas redes sociais chinesas pela própria PLAAF.
A imagem mostra o míssil PL-10 saindo do compartimento interno do lado direito do J-20. Como tudo que envolve assuntos militares chineses, não foram divulgadas informações com detalhes de local e data do disparo. Há cerca de um ano, surgiu um vídeo de baixa qualidade mostrando um lançamento com as mesmas características. Existem dúvidas se a imagem recente pode ser apenas a captura de tela do filme do ano passado, embora não há como confirmar essa afirmativa.
“É quase impossível saber a situação tática em que o AAM PL-10 foi lançado, ou se havia um drone-alvo envolvido. Enquanto isso, seus equivalentes americanos, o F-35 e F-22, foram frequentemente clicados e registrados em disparos de armas, principalmente por seus próprios militares”, afirmou o site The Aviationist.
A imagem mais recente foi compartilhada pelo pesquisador em aviação militar chinesa Andreas Rupprecht. O AAM é claramente identificável na imagem e corrobora com as características do dos compartimentos laterais internos do J-20, que foram projetados para abrigar os AAM de curto e médio alcance de menores dimensões, como o PL-10.
Outro AAM transportado pelo J-20 é o PL-15 BVR (Beyond Visual Range) cujo alcance é de aproximadamente 300 km. Por ser mais comprido, eles são acomodados nos compartimentos internos inferiores do caça, enquanto os PL-10, de menor tamanho, são transportados nos compartimentos internos laterais.
Os compartimentos laterais internos do J-20 tem uma peculiaridade que chama a atenção. Eles possuem um mecanismo onde o trilho lançador com o míssil é projetado para fora, enquanto a porta permanece fechada. Nos caças americanos F-22 e F-35 os mísseis laterais são mantidos presos nos trilhos, enquanto as portas dos compartimentos ficam abertas.
Este sistema do J-20 permite que o míssil fique fora, pronto para lançamento, enquanto as portas permanecem fechadas. Em um combate aéreo BVR, no qual haja necessidade de furtividade, manter essas portas laterais abertas – mesmo que por pouco tempo – pode ser uma preocupação, porque elas fornecerão uma superfície reflexiva adicional para os radares dos caças inimigos.
@FFO