• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Rara imagem da nova versão do jato de transporte militar chinês Y-20B

10 de abril de 2021
Imagem da área industrial da XAIC, feita em área proibida no entorno do aeroporto de Xi'an Xianyang (Foto: Redes Sociais).
Imagem da área industrial da XAIC, feita em local proibido para fotografias no entorno do aeroporto de Xi’an Xianyang (Foto: Redes Sociais).

Apesar das autoridades chinesas proibirem fortemente as fotografias no entorno dos aeroportos, alguém conseguiu registrar e divulgar nas redes sociais a imagem de um protótipo do Y-20B, a nova versão do jato de transporte pesado militar. Fabricado pela Xi’an Aircraft Industrial Corporation (XAIC), estava no pátio da da empresa, em área contígua ao Aeroporto Internacional de Xi’an Xianyang (IATA: XIY, ICAO: ZLXY), província de Shaanxi.

Detalhe dos motores Shenyang WS-20 no protótipo do Y-20B no aeroporto de Xi'an Xianyang (Foto: Redes Sociais).
Detalhe dos motores Shenyang WS-20 no protótipo do Y-20B no aeroporto de Xi’an Xianyang (Foto: Redes Sociais).

O registro obviamente feito à longa distância, e portanto mostra poucos detalhes do protótipo.   A aeronave estava apenas em primer, sem a camuflagem padrão, e a matrícula 7810. Acredita-se que esse protótipo tenha realizado o primeiro voo em novembro de 2020. A matrícula (7810) segue a sequência numérica dos protótipos anteriores do Y-20A, que usaram a série 781 à 789.

O XAIC Y-20B é equipado com motores chineses Shenyang WS-20 (hi-bypass), mais eficientes que os russos Soloviev D-30KP-2 (low-bypass), que equipam todos Y-20A atualmente em serviço na Força Aéreo do Exército de Libertação do Povo Chinês (PLAAF).

Detalhe do farol auxiliar instalado no estabilizador vertical do Y-20B (Foto: Redes Sociais).
Detalhe do farol auxiliar instalado no estabilizador vertical do Y-20B (Foto: Redes Sociais).

Outro detalhe que chamou a atenção foi a presença de um farol auxiliar no bordo de ataque do estabilizador vertical. Apesar de não estar declarada a capacidade REVO (Reabastecimento em Voo) do Y-20B, especula-se que esse dispositivo seria utilizado para esse tipo de missão. 

Atualmente cerca de 24 XAIC Y-20A estariam em operação na PLAAF, e outros 12 estariam na linha de pré-entrega em Xi’an-Yanliang.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login