Apesar das autoridades chinesas proibirem fortemente as fotografias no entorno dos aeroportos, alguém conseguiu registrar e divulgar nas redes sociais a imagem de um protótipo do Y-20B, a nova versão do jato de transporte pesado militar. Fabricado pela Xi’an Aircraft Industrial Corporation (XAIC), estava no pátio da da empresa, em área contígua ao Aeroporto Internacional de Xi’an Xianyang (IATA: XIY, ICAO: ZLXY), província de Shaanxi.
O registro obviamente feito à longa distância, e portanto mostra poucos detalhes do protótipo. A aeronave estava apenas em primer, sem a camuflagem padrão, e a matrícula 7810. Acredita-se que esse protótipo tenha realizado o primeiro voo em novembro de 2020. A matrícula (7810) segue a sequência numérica dos protótipos anteriores do Y-20A, que usaram a série 781 à 789.
O XAIC Y-20B é equipado com motores chineses Shenyang WS-20 (hi-bypass), mais eficientes que os russos Soloviev D-30KP-2 (low-bypass), que equipam todos Y-20A atualmente em serviço na Força Aéreo do Exército de Libertação do Povo Chinês (PLAAF).
Outro detalhe que chamou a atenção foi a presença de um farol auxiliar no bordo de ataque do estabilizador vertical. Apesar de não estar declarada a capacidade REVO (Reabastecimento em Voo) do Y-20B, especula-se que esse dispositivo seria utilizado para esse tipo de missão.
Atualmente cerca de 24 XAIC Y-20A estariam em operação na PLAAF, e outros 12 estariam na linha de pré-entrega em Xi’an-Yanliang.
@FFO