Rafales da Força Aérea Francesa atuam na defesa aérea do Báltico. A Força Aérea e Espacial Francesa, ou Armée de l’Air et de l’Espace (AAE) recentemente enviou quatro caças Dassault Rafale F3R, seis pilotos e cerca de cem militares de apoio para a Base Aérea de Šiauliai, na Lituânia. As equipagens da 30ª Ala de Caça, ou 30e Escadre de Chasse (EC-30) da Base Aérea 118 Mont-de-Marsan, passarão quatro meses na Lituânia atuando em Missões de Policiamento Aéreo no Báltico da OTAN (BAP).
Os Rafale da AAE chegaram na Šiauliai AFB no final de novembro, em substituição aos quatro caças Saab JAS39C Gripen da Força Aérea Húngara (HuAF), que estavam à serviço da OTAN.
O translado entre a França e a Lituânia durou cerca de três horas, voando a uma altitude média de 42 mil pés (nível de voo FL420), ou cerca de 13 mil metros. Cada aeronave decolou da BA118 com aproximadamente 9.050 litros de combustível no total, entre o tanque interno (5.300 l) e os três tanques extras (1.250 l cada). Apesar disso, foi necessário um REVO (Reabastecimento em Voo) ainda em território francês, na divisa com a Alemanha.
A equipe seguiu um dia antes em um Airbus A400M da AAE, enquanto os equipamentos pesados seguiram por via ferroviária no dia 16 de novembro. No total, 60 toneladas de materiais distribuídos em cerca de 50 vagões-contêineres foram enviados para a Lituânia.
Os voos de patrulha dos Rafale da AAE começaram em 01/12 em missões operacionais no flanco oriental da OTAN. Especialistas observaram que os caças estão equipados com designadores de alvo e pod infravermelha e mísseis MICA EM e IR.
Os quatro Rafale designados para o BAP OTAN tem as marcações do Escadron de Chasse 2/30 “Normandie-Niemen” (EC02.030) e do Escadron de Chasse 3/30 “Lorraine” (EC03.030). Esta unidade é notável como uma das três únicas unidades de países aliados ocidentais a entrar em combate na Frente Oriental durante a Segunda Guerra Mundial, e também foi a única unidade aliada ocidental que lutou com as forças soviéticas até o fim da guerra na Europa.
A última viagem de Policiamento Aéreo Báltico da OTAN para a Força Aérea Francesa foi para Ämari, na Estônia, entre março e julho de 2022, onde foram empregados quatro Mirage 2000-5F.
Fonte: AAE
@FFO