Rafale na Sérvia? A dificuldade crescente de manter atual frota de caças da Ratno vazduhoplovstvo i protivvazduhoplovna odbrana Vojske Srbije (Força Aérea e Defesa Aérea da Sérvia) está causando dores de cabeça ao Ministério da Defesa da Sérvia (MoD), que mais uma vez, tenta adquirir o caça francês.
Na verdade, o assunto voltou a tona novamente. Desde julho de 2020, o governo da Sérvia vem procurando um caça para substituir ou complementar os MiG-29 e substituir a antiga frota de Soko J-22. Em abril de 2021, a Sérvia recebeu dois MiG-29 doados pela Bielorrússia e foi só. A intenção era adquirir pelo menos seis novos MiG-29M da Rússia, mas a crise da Ucrânia, afastou definitivamente esta possibilidade. E mais, além da necessidade de substituir a frota envelhecida, criou-se uma urgência de defesa aérea realmente eficiente, diante de um cenário imprevisível na Europa com a guerra russo-ucraniana.
Diante desta situação, a Sérvia passou em 2022 a buscar alternativas. No fim de 2021, o Ministro da Defesa da Sérvia, Nebojsa Stefanovic, disse publicamente que o governo estudava a aquisição dos caças franceses Dassault Rafale. Com o aporte (aumento) de €500 milhões no orçamento da defesa em 2022, a compra do Rafale se encaminhava para uma fase abertas negociações. Porém não se viu um progresso e, inclusive, abriu-se a possibilidade de adquirir aeronaves Eurofighter Typhoon usados com o Reino Unido, todas ex-Royal Air Force (RAF). A conversas seguiram desde abril de 2022 em paralelo com as negociações com os franceses. Ambas terminaram o ano sem uma definição.
Em 2023, o Presidente Sérvio — Sr. Aleksander Vučić, afirmou que agora é preciso uma definição. Ele mencionou especificamente o Dassault Rafale como a melhor opção. O Ministério da Defesa enviará uma Carta de Solicitação (LoR) a Dassault Aviation para comprar de 6 a 12 aeronaves, porem não foi informado se do modelo F3-R ou F4. Se conseguir a venda ou mesmo a transferência de aeronaves usadas ex Armée de l’Air et de l’espace (AAE), será mais uma vitória do Rafale, que vem conquistando cientes a olhos vistos.
O caça francês um dos mais vendidos dos últimos anos, conquistando, além da Grécia (24), a Croácia (12), os Emirados Árabes Unidos (80) e a Indonésia (42). São 158 aeronaves, 24 das quais usadas (ex AAE) e 134 novas de fábrica. Isso sem falar da polêmica tentativa de venda para a Colômbia de 16 unidades no final de 2022, que, por ora, está adiada. A Sérvia disputa o posto de 10º operador do Rafale com a Colômbia. Hoje ele foi escolhido pela França (AAE e Aeronavale), Índia, Catar, Egito, Grécia, Croácia, Emirados Árabes Unidos e a Indonésia
@CAS