Rafale M francês alterna a Ilha de Malta após problema no REVO. Um caça naval Rafale M da Marine Nationale (MN) francesa, realizou um pouso não programado na Ilha de Malta, depois que teve problemas no reabastecimento em voo (REVO). O jato, matrícula 41, que compõem a unidade embarcada no porta-aviões Charles de Gaulle (R41) que navega pelo Mediterrâneo, teve parte da sonda (probe) de reabastecimento quebrada.
Em comunicado, a administração do Aeroporto Internacional de Malta confirmou que o avião militar da Aviação Naval Francesa realizou um pouso às 19h30 (horário local) do dia 06 de fevereiro, devido ao baixo nível de combustível, insuficiente para completar a sua missão.
Ainda na noite de domingo, um helicóptero NH90 NFH Caiman da MN, procedente do porta-aviões Charles de Gaulle, levou uma equipe técnica e componentes para conserto do caça. Passava um pouco da meia-noite, quando o Rafale M, já consertado, decolou em direção ao Mediterrâneo, com destino ao porta-aviões, seguido pelo NH90 Caiman.
O porta-aviões nuclear Charles de Gaulle (R91) lidera um Grupo de Ataque (CSG) no Exercício Clemenceau 22. Equipado com 20 caças Rafale M, dois E-2C Hawkeye AEW&C, dois helicópteros Dauphin e um NH90 Caiman, a nau-capitânia partiu da França na semana passada, com destino ao Mediterrâneo Oriental, onde participará de manobras conjuntas com os porta-aviões ITS Cavour (CVH 550) da Marina Militare Italiana e o USS Harry S. Truman (CVN-75) da US Navy.
@FFO