A Força Aérea Francesa realizou no dia 4 de março de 2021, o primeiro voo operacional com um Rafale F3R equipado com mísseis MBDA Meteor prontos para o combate. A entrada em serviço operacional, confirma que o Dassault Rafale concluiu o estágio final de integração do míssil Meteor. O voo foi feito pelo Rafale B F3-R serial AdA 353/4-FT pertencente ao EC 01.004 sediado em Saint Dizier/Robinson (LFSI) BA113.
Desenvolvido pela MBDA o Meteor é um míssil ar-ar além para emprego do alcance visual (AAM/BVR) com mais de 150 quilômetros (90 milhas). O primeiro dispara de um Meteor por um Rafale F3-R Standard foi realizado em 28 de abril de 2015, no Centro de Testes de Voo Cazaux da DGA (perto de Bordéus, sudoeste da França). De lá para cá, os voos de ensaio continuaram até o estágio atual, quando ele começa a ser introduzido nas unidades operacionais da Força Aérea Francesa.
“Este voo permitiu validar o processo de estocagem nos depósitos de munições e armamentos, validar o know-how durante um primeiro lançamento do míssil e confirmar a prontidão operacional das equipes de armamento para instalação e manuseio do mesmo“. Um verdadeiro “divisor de águas”, o METEOR traz considerável ganho de capacidade para o Rafale, informou a Armée de l’Air em sua conta no Twitter.
Além do Meteor, o F3-R Standard inclui várias outras atualizações, incluindo o sistema de radar RBE2 AESA, o pacote de guerra eletrônica SPECTRA e a integração do pod de designação TALIOS, desenvolvido pela Thales, usado pela primeira vez em novembro de 2020.
@CAS