Em cerimônia oficial realizada nesta quinta-feira – 10 de setembro de 2020, na Base Aérea de Ambala, a Força Aérea da Índia (IAF) colocou em operação no Esquadrão 17 “Golden Arrows” (17 Squadron), os primeiros cinco Dassault Rafale.
O evento contou com a presença dos Ministros da Defesa da Índia, Rajnath Singh, e da França, Florence Parly, além de dezenas de convidados e autoridades.
“O Rafale, com suas capacidades multifunções, poderá realizar uma variedade de missões, incluindo operações de superioridade aérea e ataques de precisão contra inimigos”, salientou o ministro indiano. “Estou confiante de que as capacidades e a vantagem tecnológica adquirida com a indução do Rafale irão revolucionar as capacidades do IAF”, finalizou Singh.
Um Rafale chegou sobre a cerimônia escoltado por dois SEPECAT Jaguar e dois Su-30MKI, para iniciar uma série de manobras de alta performance sobre a base aérea, que também contou com demonstrações acrobáticas da Esquadrilha Sarang, com os seus quatro helicópteros HAL Dhruv.
As cinco aeronaves chegaram na Base Aérea de Ambala em 29 de julho passado, e fazem parte do primeiro lote de um pacote de 36 aeronaves adquiridas pelo Governo Indiano em 2016, sendo 28 Rafale EH monopostos e restante bipostos, designados Rafale DH. O segundo lote deverá chegar à Índia em novembro deste ano, e todos deverão ser entregues pela Dassault ate abril de 2022.
Seguindo a estratégia de reforçar as fronteiras ao norte com a China, a próxima unidade que receberá o Rafale será o Esquadrão 1 “Tigers” (1 Squadron), da Base Aérea de Hasimara, na província de Bengala Ocidental.
A IAF introduziu formalmente a aeronave Rafale no 17 Squadron “Golden Arrows” hoje, na Estação da Força Aérea, Ambala. A cerimônia também marca a entrada operacional do Rafale na IAF.
@FFO