As SAF (Forças Armadas da Eslovênia) completaram com sucesso o disparo de mísseis Rafael SPIKE LR, durante uma demonstração ocorrida em dezembro de 2020, diante de representantes do Ministério da Defesa e membros do Forças Armadas do país. A demonstração incluiu disparos de armamento de cano (12,7 mm) e do míssil SPIKE LR a partir da Estação Remota de Armamento (RWS – Remote Weapon Station) Kongsberg Protector montada sobre uma plataforma Joint Light Tactical Vehicle (JLTV). A demonstração exibiu as capacidades aprimoradas do lançador SPIKE, como um multiplicador de força para as forças terrestres mobilizadas, permitindo um ataque de precisão contra alvos blindados com precisão em distâncias estendidas e além da linha de visão.
Durante a demonstração, o exército esloveno também disparou mísseis SPIKE usando o novo lançador digital SPIKE ICLU (Integrated Control Lunch Unit), como parte da transição em curso em todas as nações de usuários de mísseis SPIKE para novos lançadores digitais prontos para NCW e para mísseis SPIKE LR2 de 5ª geração.
Semelhante a todos os outros lançadores SPIKE, a integração do míssil SPIKE LR à Estação de Arma Remota Kongsberg Protection inclui uma provisão para SPIKE LR2, um míssil multiuso de 5a geração, equipado com alcances de engajamento aprimorados de até 5,5 km, com peso reduzido (13,4 kg), letalidade aprimorada, reconhecimento e rastreamento de alvos avançados e um novo sistema de alocação de alvos de terceiros (habilitado para rede) integrado a uma unidade de medição inercial (IMU).
Em outubro de 2018, o Ministério da Defesa da Eslovênia assinou uma Carta de Oferta e Aceitação (LOA – Letter of Offer and Acceptance) intergovernamental com o governo dos EUA para a compra de 38 JLTV fabricados pela Oshkosh Defense. As Forças Armadas da Eslovênia receberão os veículos no primeiro trimestre de 2021.
A aquisição da JLTV apoia o cumprimento das metas de capacidade da OTAN para as Forças Armadas da Eslovênia (SAF) e aumenta muito a interoperabilidade da SAF com os EUA e aliados regionais que operam o JLTV. Todas as 38 plataformas JLTV serão equipadas com Kongsberg Protector RWS.
@CAS