• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Rafael e Mesko vão produzir o SPIKE SR ATGM

15 de julho de 2020
SPIKE SR (Short-Range) ATGM (Anti-Tank Guided Missile) – Foto: Rafael.

A empresa israelense Rafael Advanced Defense Systems Ltd. e a polonesa Mesko, divulgaram dia 14 de julho de 2020 que concordaram em co-produzir o míssil SPIKE SR (Short-Range) ATGM, como parte do Programa Pustelnik da Polônia. Liderado pela Inspetoria de armamento Ministério da Defesa da Polônia, o Programa Pustelnik (Programa Eremita) visa escolher uma arma antitanque para as Forças de Defesa Territorial da Polônia. O SPIKE SR é um míssil avançado do tido “dispare e esqueça”, com alcance superior a 2000 metros. Portátil e de fácil utilização, o SPIKE pesa apenas 10 kg, sendo empregado por um lançador de ombro descartável, um recurso que permite ao soldado um maior nível de mobilidade e manobrabilidade após o disparo.

Para uso diurno e noturno, ele é capaz de derrotar qualquer tipo de veículo blindado ou MBT (Main Battle Tank) ou tanque de combate principal. O SPIKE SR é o menor membro da família SPIKE ATGM (Anti-Tank Guided Missile). O SPIKE está em serviço em 34 países, incluindo 19 nações da OTAN, com mais de 34.000 mísseis vendidos e mais de 6.000 disparados em testes e em ações de combate.

SPIKE SR será empregado como parte do Programa Pustelnik da Polônia (Foto: Rafael).

A letalidade do míssil é alcançada por uma ogiva HEAT em tandem com uma carga precursora que derrota a ERA (Explosive Reactive Armor), permitindo que a ogiva principal alcance sua penetração total da RHA (Rolled Homogeneous Armor). Com uma alta probabilidade de acerto em todos os cenários e alcance, o míssil pode operar em condições climáticas severas (de -35 ° C a 55 ° C) e em cenários complexos de combate, como o engajamento de alvos em movimento rápido.

Soldado empunha o SPIKE SR ATGM (Foto: Rafael).

O SPIKE LR (Long Range) é a variante usada pelas Forças de Defesa da Polônia há 15 anos, com a produção e montagem feita pela Mesko desde 2003. Isso concedeu a infraestrutura para a futura produção do míssil SPIKE SR.

Um dos pontos fortes da Rafael reside na capacidade de criar parcerias, transferir conhecimento e tecnologia, para criar empregos locais. A Rafael também realiza uma ampla gama de atividades de compensação off-set e, atualmente, tem mais de 15 anos de experiências bem-sucedidas em programas de produção e transferência de tecnologia, implementados em mais de 50 empresas estrangeiras localizadas nos EUA, Europa e outros países.

SPIKE SR será produzido na Polônia em parceria com a Mesko (Foto: Rafael).

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login