Rafael conecta míssil Python-5 AAM com Global Link SDR. A Rafael Advanced Defense Systems aprimorou o míssil ar-ar (AAM) de curto alcance, Python 5 com capacidade em rede. Desta forma, o míssil de quinta geração, poderá adquirir alvos em um ambiente tático através de aeronaves equipadas com o sistema Global Link de rádio definido por software (SDR – Software Defined Radio).
Com base na tecnologia BNET proprietária da Rafael, o Global Link é um avançado SDR multibanda aerotransportado (VHF/UHF+L), de alta automação IP MANET (rede ad hoc móvel), projetado para aumentar a troca de informações seguras entre os modernos caças durante as missões. A MANET é uma rede multihop, autoconfigurável e autônoma que usa nós móveis intermediários, como um roteador, e transmite dados entre dispositivos móveis.
Usando a tecnologia de recepção multicanal (MCR – Multi-Channel Reception), o Global Link suporta simultaneamente comunicação legada (AM/FM) e a rede MANET com alta capacidade de dados, voz digital, vídeo e múltiplos relays automáticos, criando uma rede tática entre as aeronaves, oferecendo consciência situacional aprimorada, mas também fornece um uplink para os Rafael Python-5 e outros AAMs.
Em entrevista à Janes Defense, Yaniv Rotem, Diretor de Marketing and Business Development, Air-to-Air Missiles da Rafael Advanced Defense Systems, disse que a consequência dessa interação é que, uma aeronave de combate equipada com um Global Link SDR, será capaz de lançar um Python-5 AAM em direção a um alvo que foi designado através da rede tática, e não de seu próprio radar.
Para essa função, nenhum equipamento rádio transceptor adicional é necessário, pois a característica do SDR permite as funções de uplink para o míssil.