Rafael apresenta o Sea Breaker. A Rafael Advanced Defense Systems Ltd. está lançando o Sea Breaker, um míssil de 5ª geração, autônomo e de precisão, que permite ataques de alto desempenho contra uma variedade de alvos táticos marítimos e terrestres. Na prática ele é uma unidade multiplicadora de força naval e de artilharia, projetada para superar os desafios da arena de guerra moderna.
O Sea Breaker oferece golpes cirúrgicos em distâncias de até 300 km. Possui um buscador IIR (Imaging Infra-Red) avançado, ideal para engajamento de alvos marítimos e terrestres, estacionários ou móveis, em arenas avançadas de Anti-Acesso/Negação de Área (A2/AD – Anti Access/Area Denial ) e em águas litorâneas ou ribeirinhas, incluindo arquipélagos, bem como para combates em que os mísseis baseados em RF de geração anterior não são eficazes.
O Sea Breaker pode ser lançado a partir de plataformas navais de tamanhos variados, que vão desde barcos de ataque rápidos a até corvetas e fragatas. A versão terrestre faz uma parte central da defesa costeira, baseada nos lançadores SPYDER da Rafael. A arquitetura da bateria suporta lançadores autônomos ou múltiplos.
Usando Inteligência Artificial, o Sea Breaker realiza deep-learning e uma combinação de cenas baseadas em big data, uma tecnologia exclusiva e comprovada em combate da Rafael, que permite a Aquisição Automática do Alvo (ATA – Automatic Target Acquisition) e o Reconhecimento Automático do Alvo (ATR – Automatic Target Recognition). O sistema tem capacidade operacional total em todas as condições climáticas, mesmo em arenas negadas por GNSS – Global Navigation Satellite System. O míssil é imune a ECM e resiliente a congestionamentos.
O perfil de missão do Sea Breaker permite deslizar sobre o mar ou seguir o terreno em voos a baixa altura, voando em altas velocidades subsônicas. Ele operara com base em planos de ataque predefinidos, de acordo com waypoints, azimute, ângulo de impacto e seleção do ponto de mira, garantindo alta probabilidade de sucesso com o impacto sendo finalizado com uma ogiva de 250 kg de penetração, explosão e fragmentação, tornando o golpe único e eficaz para neutralizar uma fragata.
O datalink do míssil suporta tomada de decisão man-in-the-loop em tempo real e atualizações táticas. Ele também possui uma capacidade de abortar durante o voo e um Battle Damage Assessment (BDA).
@CAS