Rafael apresenta o míssil superfície-ar AeroSpike. A Rafael Advanced Defense Systems divulgou o desenvolvimento de um novo míssil ar-superfície leve e avançado, projetado especificamente para uso com aeronaves de asa fixa. O novo míssil foi financiado internamente pela empresa, sendo designado AeroSpike. Na prática, ele um derivado do sistema de mísseis guiados superfície-superfície Spike LR2, lançado no solo, que adaptado para o papel lançado ar-solo pela Diretoria Ar-superfície de Rafael.
O Spike LR2, no qual o AeroSpike se baseia, é um míssil do tipo “dispare e esqueça” que oferece desempenho e letalidade incomparáveis. Infantaria, veículos blindados, helicópteros de ataque e embarcações navais podem usar o míssil para atingir o alvo com precisão.
Destinado inicialmente para emprego a partir de aeronaves turboélice de ataque leve de asa fixa e plataformas de reconhecimento armado, o AeroSpike é otimizado para combates ar-superfície dia/noite em todos os climas contra alvos estáticos ou em movimento, incluindo artilharia de defesa aérea em camadas (ADA — Air-Defence Artillery), sistemas móveis de mísseis terra-ar, plataformas terrestres blindadas e infraestrutura urbana.
O desenvolvimento em grande escala do AeroSpike foi concluído em 2019, e Rafael vem aumentando suas capacidades desde então. O AeroSpike será apresentado publicamente na Conferência da Indústria das Forças de Operações Especiais (SOFIC) de 2022 em Tampa, Flórida, de 16 a 19 de maio. Ele está atualmente no nível de prontidão técnica (TRL) e em uso com muitos clientes não identificados.
O SOFIC é o evento principal do Comando de Operações Especiais dos EUA que permite que a empresa das Forças de Operações Especiais fortaleça as parcerias existentes e forme novas. “O AeroSpike já é um sistema de armas totalmente maduro, mas por várias razões, não pudemos revelá-lo oficialmente até agora”, disse Gal Papier, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Rafael US.
“No entanto, SOFIC é uma oportunidade ideal para mostrarmos formalmente a arma. Ele foi projetado propositadamente para o papel de apoio aéreo aproximado com os tipos de conjuntos de missões em que as forças de operações especiais estão envolvidas. Apresentaremos o AeroSpike como uma solução de munição guiada com precisão [SOPGM] para a futura plataforma ‘Armed Overwatch’ do Comando de Operações Especiais da USAF [AFSOC]. Este programa de aeronaves está sendo atualmente concluído e com um vencedor esperado para ser selecionado no curto prazo”, disse Papier.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS