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RAF vai vender E-3 Sentry e os Sentinel R1

22 de dezembro de 2020

Pictured is an RAF Sentinel R1 aircraft from 5 Squadron, RAF Waddington, taking off from RAF Akrotiri, where the ISTAR aircraft was part of Operation SHADER. The Aircraft and Crew support coalition operations by supplying information that ensures strikes carried out by the RAF and other coalition aircraft are accurate. The Sentinel crew use the aircraft’s powerful radar to identify and track numerous targets over great distances, passing the information in near real time to friendly forces. The information gathered was also used by intelligence specialists to conduct in-depth forensic analysis of the data to generate intelligence products that are passed to commanders and decision makers enabling them to plan future operations. 5 (Army Co-Operation) Squadron was reformed on 1 April 2004 at RAF Waddington to operate the Airborne Stand-Off Radar (ASTOR) System, flown on five modified Bombardier Global Express aircraft. In RAF service, the aircraft type is known as the Sentinel R Mk 1, with the R acknowledging its Reconnaissance role. The Squadron’s mission in the Intelligence Surveillance and Reconnaissance role is at the cutting edge of technology and military capability. The ISR role is of the highest priority for modern commanders and is pivotal in today’s ‘asymmetric-warfare’ challenge in the global war on terrorism, where the enemy is elusive, and the Battlespace has no boundary. For 5 (AC) Squadron, the role is most apt, as after operating proudly as a fighter Squadron for 50 years, the Squadron reformed and switched to ISR role signalling a return to its roots. 5 (AC) Squadron celebrated its 100th anniversary in 2013.

RAF Sentinel R1 do 5 Sqn da RAF Waddington decola da RAF Akrotiri. A RAF está desativando todos os R1 e irá vender eles como sucata (Foto: MoD UK).

A Autoridade de Vendas de Equipamentos de Defesa do Reino Unido (DESA – Defence Equipment Sales Authority) informou que empresas que estiverem interessadas em uma licitação para comprar aeronaves Boeing E-3D Sentry e Rytheon R1 Sentinel da RAF devem apresentar suas propostas. Detalhe: as aeronaves não serão vendidas para novos operadores, mas sim, para serem sucateadas!

As empresas interessadas receberão um Edital de Licitação (ITT –  Invitation to Tender) para qualificar suas propostas formais. Todas as peças reutilizáveis ​​das aeronaves devem ser despojadas para potencial revenda, reciclagem ou descarte. Depois disso, a desmontagem final e a remoção das plataformas também ser realizada pela empresa vencedora. 

E-3D Sentry do 8 Sqn da Royal Air Force pousa na RAF Waddington, Lincolnshire (Foto: MoD UK).

Cinco aeronaves Sentinel R1 estão nesta solicitação, incluindo um “número significativo de peças sobressalentes e equipamentos de apoio em solo associados”. O Sentinel é baseado no jato corporativo Bombardier BD-700-1A10 Global Express. Além disso, duas aeronaves Sentry AEW1 também serão contempladas nesta licitação.

Vale lembrar que em maio de 2020 o Ministério da Defesa (MoD UK) já havia informado a desativação dos Sentinel, conforme informamos aqui. A ideia era desativar os R1 até março de 2021, o que provavelmente será feito, pois a intenção do MoD UK casa com os preparativos da DESA para sue descarte.

A nota da DESA também afirma que o processo será feito na RAF Waddington no caso das aeronaves e em outras localidades do Reino Unido para as peças sobressalentes, que podem estar armazenadas em locais diferentes, e também, com uma das aeronaves Sentinel (ZJ693) que está atualmente armazenada com a Raytheon em Hawarden. Serão leiloados para sucateamento os R-1 ZJ690 a ZJ694. Hoje existem quatro R1 operacionais apenas.

A saída dos R1 do Sqn nº 5 deixa a RAF sem nenhuma capacidade ISR e J-STARS. Esta poderá ser suprida em parte pelo Boeing P-8A e pelos E-7, porém não no mesmo nível.

Aparentemente os dois E-3D Sentry AEW1 serão vendidos como sucata. Os candidatos são os RAF ZH102 (c/n 24110/996 ) e ZH107 (c/n 24499/1012 ) que estão estocados na RAF Waddington desde 2019. A RAF também deve vender um E-3D para a USN para treinamento das tripulações dos Boeing E-6B como informamos aqui. E provável que em breve os E-3D também sejam desativados nos esquadrões 8 e 54. Hoje existem apenas três aeronaves operacionais e uma delas deve ir para a USN.

@CAS

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