Conforme o Ministério da Defesa (MoD) do Reino Unido, revelou em 22 de março, que a Royal Air Force (RAF) deverá aposentar a sua frota de Lockheed Martin C-130J e C-130J-30 Hércules antes do planejado. De acordo com o Documento do Comando de Defesa, intitulado “Defence in a Competitive Age” (Defesa em uma Era Competitiva), o Reino Unido deverá retirar de serviço todos os seus C-130J até 2023, ou cerca de 12 anos antes do originalmente planejado.
Recebidos à partir do final da década de 1990, a RAF já desativou e exportou nove Hércules C5, e planejava voar os restantes até meados da década de 2030. Atualmente a frota de C-130J da RAF está composta por 14 aeronaves, sendo um único C-130J C5 de fuselagem curta (ZH889), e 13 C-130J-30 C4 de fuselagem alongada (ZH865 à ZH872 e ZH874, ZH875, ZH877 à ZH879), todos baseados em RAF Brize Norton.
A aposentadoria dos C-130J representa uma redução de aproximadamente 23% na frota da aviação de transporte tático pesado do Reino Unido, que manterá ativos oito Boeing C-17 Globemaster III, 22 Airbus A400M Atlas e 10 Airbus A330MRTT Voyager. Com a saída de cena dos Hércules, o menor avião de transporte pesado da RAF será o A400M Atlas, o que significa que muitas cargas menores ou tropas pequenas em deslocamentos internos, terão de ser transportadas com aviões de grande porte.
O Governo do Reino Unido está implementando uma série de cortes de custos na pasta da defesa, apresentados no documento “Defence in a Competitive Age”. Especialistas chamam a atenção que esta será uma das maiores reestruturações e reduções na área militar nas últimas décadas.
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