RAF usará torpedo Sting Ray nos seu Poseidons MRA1. O Ministério da Defesa do Reino Unido (UK MOD) escolheu o torpedo BAE Sting Ray, fabricado no Reino Unido, como sua futura arma nativa para equipar sua frota de aeronaves de patrulha marítima Boeing P-8A Poseidon MRA1.
O Lightweight Torpedo (LWT) Sintg Ray irá formar com o atual Raytheon Mk54 os dois torpedos acústicos leves da RAF. O programa para integrar o Sting Ray Mod 1 ao Poseidon está em andamento e dará ao Reino Unido uma capacidade de torpedo potente e soberana, proporcionando flexibilidade à frota de P-8A, uma aeronave multifuncional de patrulha marítima, equipada com sensores e sistemas de armas para guerra anti-submarina e de superfície, bem como missões de vigilância e busca e salvamento.
Em serviço na Royal Navy, o Sting Ray Mod 1 consegue ser integrado tanto a plataformas navais quanto aéreas, sendo um torpedo leve dedicado a guerra anti-submarino (ASW). Ele é polivalente, podendo ser lançado do ar (Aeronaves e helicópteros) e de fragatas contra alvos submarinos de todos os tipos.
Possui sofisticado sistema de retorno acústico e sistema de navegação de alta precisão. O torpedo pode detectar, classificar e atacar alvos de forma autônoma. Tem baixos custos e não requer manutenção intrusiva durante toda a sua vida útil.
“O uso dos torpedos Sting Ray e Mk54 dá à frota Poseidon do Reino Unido flexibilidade e interoperabilidade com nossos aliados. Estou muito satisfeito em ver que a integração do Sting Ray Mod 1 começou na RAF Lossiemouth.”
Capitão do Grupo Richard Osselton
Oficial Responsável Sênior, Programa Poseidon Futures
Fonte RAF.
@CAS