Os P-8 Poseidon MRA Mk.1 da Royal Air Force (RAF) estão realizando patrulha marítima no Canal da Mancha, em busca de embarcações ilegais.
A RAF deslocou um P-8 MRA Mk.1 Poseidon do 120 Squadron – RAF ZP802, da Base de Kinloss Barracks na manhã desta quinta-feira dia 13 de agosto, para apoiar a Força de Fronteira no canal. A operação faz parte de um pacote de ajuda do Ministério da Defesa ao Ministério do Interior, no combate aos pequenos barcos que cruzam o Canal da Mancha.
Uma aeronave Beechcraft Shadow R1 do No. 14 Squadron (RAF ZZ507), também foi acionada para atuar em conjunto com o P-8 Poseidon. O Shadow é uma aeronave rastreio e inteligência, e está equipado com sensores eletro ópticos e infravermelhos. Ambas fornecerão apoio essencial à Força de Fronteira do Reino Unido nas próximas semanas.
As aeronaves rastrearam embarcações não identificadas, repassando as informações para as equipes da Força de Fronteira, que procederam de acordo com as necessidades. Na segunda-feira – dia 10 de agosto, a RAF Brize Norton enviou um A-400M Atlas (ZM413) para patrulhar o Canal da Mancha.
O Capitão do Grupo Chris Layden, Comandante da Base RAF Lossiemouth, comentou:
“O P-8 MRA1 tem grande autonomia e capacidade para apoiar operações de vigilância, busca e resgate, caso as Força de Fronteira ou a Guarda Costeira do Reino Unido necessitem.”
O P-8 Poseidon é uma aeronave de patrulha marítima multifuncional, equipado com um radar de busca marítima com precisão e capacidade de rastreamento. Ele fez a sua estréia operacional na semana passada, quando apoiando a Marinha Real ao rastrear um navio russo próximo ao mar territorial do Reino Unido.