A Royal Air Force realizou o último voo operacional do Raytheon Sentinel R1 no dia 25 de fevereiro de 2021 da RAF Waddington, fechando 14 anos de serviço. As aeronaves do Esquadrão V (AC) [5 (AC) Sqn] voaram cerca de 32.300 horas, realizando aproximadamente 4.870 surtidas durante sua vida útil. A retirada do serviço foi anunciada como parte da Análise Estratégica de Defesa e Segurança de 2015. O último foi operacional foi feito pelo R1 ZJ694 com call sing Ascot 7303.
A saída dos R1 do 5 (AC) Sqn deixa a RAF sem nenhuma capacidade ISR e J-STARS. Esta poderá ser suprida em parte pelo Boeing P-8A e pelos E-7 e Protector RG Mk.1 (UAS MQ-9B), porém não no mesmo nível.
“Foi um privilégio absoluto ter comandado o Esquadrão V (AC). É um esquadrão fantástico, com pessoas maravilhosas, que apresentou resultados excepcionais em várias operações em todo o mundo. O fundamental para esse sucesso tem sido o esforço e o suporte fantásticos de toda a empresa Sentinel”.
Wing Commander Dominic “Dutch’ Holland
Officer Commanding V (AC) Squadron
O Sentinel é baseado no jato corporativo Bombardier BD-700-1A10 Global Express. A RAF encomendou cinco unidades do R1 matriculada de ZJ690 a ZJ694 a Raytheon, cujo principal sensor era o sistema Airborne Stand-off Radar (ASTOR) e foi empregado operacionalmente pela primeira vez durante a Operação HERRICK em 2008.
Vale lembrar que em maio de 2020 o Ministério da Defesa (MoD UK) já havia informado a desativação dos Sentinel, conforme informamos aqui. Todos os cinco R1 serão vendidos como sucata
O esquadrão realizou desde então várias operações ao redor do mundo, com destaque para as Op SHADER e Op TELIC. No UK, forneceram apoio às Autoridades Civis durante a emergência de inundação do Reino Unido no sul da Inglaterra em 2014.
@CAS