RAF treinará seus futuros pilotos no IFTS na Itália. A Royal Air Force (RAF) e a Aeronáutica Militare italiana (AMI) assinaram neste mês de maio um acordo para fornecer aos futuros pilotos de caça e instrutores britânicos, treinamento de Fase IV na Escola Internacional de Treinamento de Voo ou IFTS (International Flight Training School), situada em Decimomannu, na Sardenha — Itália.
O acordo foi finalizado no sábado — dia 13/05, durante o segundo dia da AeroSpace Power Conference em Roma. A chegada dos dois primeiros alunos pilotos britânicos ao IFTS está prevista para julho e até 2023 mais dois ingressarão na IFTS. A International Flight Training School, uma joint venture entre a AMI e Leonardo em colaboração com a CAE e visa forma pilotos de caça de todo o mundo, que pilotam caças de última geração como Eurofighter ou F-35.
A frota da IFTS é composta por 22 jatos M-346, sendo quatro de propriedade da Leonardo (o último deles foi entregue em outubro de 2019) e 18 T-346A da AMI (designação da AMI para o M-346). O treinamento no IFTS é ministrado por um quadro misto da AMI em serviço ativo e da reserva e de instrutores militares internacionais altamente experientes.
Este acordo confirma o que o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Luca Goretti, disse durante a apresentação do novo campus do IFTS na Sardenha em 11 de maio de 2023. “Através desta estrutura internacional, demonstramos que somos líderes no setor de treinamento de voo”, disse Goretti.
Originalmente as atividades de voo da IFTS ocorreram no 61° Stormo (61ª Ala) na Base Aérea de Galatina, no sudeste da Itália, onde ficava a sede temporária da escola. Novas instalações foram construídas na Base Aérea de Decimomannu, na Sardenha. O novo campus inaugurado este mês, está distribuído por uma área total de 130.000 metros quadrados (equivalente a 18 campos de futebol) e possui infraestruturas modernas e tecnologicamente avançadas, como o Ground Based Training System (GBTS).
Os primeiros cursos na Decimomannu começaram em julho de 2022 com alunos da Itália e de países estrangeiros como Catar, Japão, Alemanha, Cingapura, Áustria, Canadá e Arábia Saudita.
@CAS