RAF recicla Tornados para forjar peças para a nova frota de Tempest. No que está sendo descrito como uma iniciativa “inovadora” para a Royal Air Force (RAF), peças e parte de sua frota de Panavia Tornados GR.4 retirado de serviço estão sendo trituradas e impressas em impressoras 3D como novos componentes da aeronave de combate Tempest (GCAP). O caça de próxima geração, a ser fabricado pela BAE Systems, deve entrar em serviço em 2035.
O programa inovador de reciclagem, conhecido como projeto ‘Tornado 2 Tempest’, viu partes de aeronaves Tornado sendo transformadas em metal em pó e usadas para imprimir em 3D novos componentes adequados para o Tempest. De acordo com uma declaração da RAF:
“Este é um ótimo exemplo de tecnologia do futuro desenvolvida no Reino Unido e demonstra a indústria de defesa do Reino Unido motor para o crescimento e uma parte fundamental do Plano de Mudança do Governo. O desenvolvimento pode economizar dinheiro do contribuinte, reduzir a dependência do Reino Unido em cadeias de fornecimento globais de metais essenciais e de alto valor e produzir componentes mais leves, mais fortes e mais duráveis do que aqueles feitos por meio de técnicas tradicionais de forjamento”.
Muitos dos ativos excedentes do Ministério da Defesa do Reino Unido contêm metais estratégicos, incluindo aço de alta qualidade, alumínio e titânio, e a equipe do projeto Tornado 2 Tempest vem identificando se alguns desses componentes poderiam ser atomizados em pós (matéria-prima) para manufatura aditiva para fazer novas peças.
Peças do Tornado contendo titânio, incluindo lâminas de compressor de motor de um compressor de ar de baixa pressão, foram selecionadas para um teste do projeto e sua viabilidade. Essas lâminas foram limpas, atomizadas e recicladas em um cone de nariz impresso em 3D e lâminas de compressor pela Additive Manufacturing Solutions Limited (AMS) para o Orpheus, o pequeno conceito de motor da Rolls Royce que faz parte do programa Future Combat Air System (FCAS) do Ministério da Defesa do Reino Unido (MoD UK), encarregado de entregar o Tempest na próxima década.
O FCAS é uma série de projetos ou sistemas aéreos em desenvolvimento pelo MoD UK, incluindo o programa do Reino Unido para substituir as capacidades do Typhoon a partir de 2040. Entre eles está o GCAP ou Global Combat Air Programme.
Lançado no final de 2022, o GCAP, que reúne o Reino Unido, a Itália e o Japão, pretende final entregar um jato de caça de sexta geração até 2035, apoiado por aeronaves não tripuladas ou drones de combate de alas leais, novas armas e sistemas de dados avançados.
O cone do nariz foi instalado em um motor de teste Orpheus e passou por verificações de adequação e segurança, o que demonstrou às partes interessadas que a técnica tem potencial de uso no jato de sexta geração.
“O projeto Tornado 2 Tempest destaca a criatividade, engenhosidade e inovação que a defesa emprega em nossa abordagem à segurança nacional”, disse Maria Eagle, Ministra do Governo do Reino Unido para Aquisição de Defesa e Indústria. “Ao trabalhar com parceiros-chave da indústria, podemos gerar economias, reduzir a dependência de cadeias de suprimentos globais e garantir que nossas Forças Armadas tenham o melhor kit para manter nosso país seguro. Essa iniciativa não só tem um impacto positivo no meio ambiente e na segurança nacional, como também apoia a indústria de defesa nacional atuando como um motor de crescimento, que está no cerne do Plano para Mudança”, acrescentou Eagle.
O projeto está sendo liderado pela Defence Equipment and Support’s (DE&S) Defence Recycling & Disposals Team (DRDT) em parceria com a equipe MOD FCAS, Rolls Royce e AMS sediada em Burscough, Lancashire. A iniciativa também levou à criação de três empregos e sustentou dois na AMS. A empresa agora espera criar 25 novos empregos ao oferecer a inovação a outros fornecedores.
Uma equipe de mais de 80 pessoas participou do projeto, incluindo graduados comerciais da DRDT e aprendizes graduados da Rolls Royce, combinando habilidades atuais e tecnologias inovadoras para fornecer e manter capacidades futuras.
Conforme a declaração da RAF sobre o projeto, “O feito mostra que transformar peças antigas em novas é viável e pode trazer enormes benefícios ao MOD e à Defesa em geral, especialmente por meio do aumento da acessibilidade de metais estratégicos à indústria de Defesa e aos fornecedores do Reino Unido”.
“O projeto Tornado 2 Tempest exemplifica os princípios de sustentabilidade de visão de futuro incorporados na Estratégia de Sustentabilidade do FCAS e na Estratégia de Suporte de Defesa do MoD”, disse Andrew Eady da Rolls Royce.
A RAF aposentou seus últimos Panavia tornado GR4 em 1 de abril de 2019. Ao todo 142 unidades do GR4 foram produzidas. Mais de 100 fuselagens estão estocadas.
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