RAF recebeu o segundo jato executivo Envoy IV. A Royal Air Force (RAF) recebeu recentemente seu segundo jato executivo de longo alcance Dassault Falcon 900LX, designado militarmente como Envoy IV CC Mk1. Os novos jatos de transporte VIP da RAF são baseados em Northolt, sede do Esquadrão Nº 32 (The Royal).
Os dois Falcon 900LX da RAF, matrículas G-ZABH e G-ZAHS, foram adquiridos da empresa civil Centreline AV Ltd., por aproximadamente £ 80 milhões, em substituição a frota British Aerospace (BAe) 146 que se aposentou em março deste ano.
Com a chegada da segunda aeronave Envoy IV em 1º de agosto, a RAF informou que foi alcançada a capacidade operacional da nova frota de transporte especial. O primeiro jato chegou ao Reino Unido em meados de maio. As aeronaves irão operar temporariamente com matrículas civis, e tripulações mistas RAF/Centreline AV, até 2024, quando serão iniciadas as conversões para o padrão militar e passarão a ser operadas exclusivamente por tripulantes do Esquadrão Nº 32.
As novas aeronaves serão utilizadas em missões no Reino Unido e exterior, transportando membros da Família Real, líderes governamentais e militares. Os modernos “Envoy” são mais velozes, eficientes e podem voar mais longe do que os antigos quadrimotores BaE-146. Desta forma, será aprimorar a presença internacional do Reino Unido, o que é fundamental para a segurança nacional e regional. O tipo realizou seu primeiro voo operacional em 7 de junho.
“A entrega das aeronaves Envoy IV segue um processo de aquisição rápido e ágil para garantir um fornecimento contínuo de Transporte Aéreo de Apoio ao Comando para a Defesa do Reino Unido. Ele demonstra um dos melhores exemplos de compras inteligentes que vimos nos últimos anos”, disse James Evans, da Equipe de Suporte de Transporte Aéreo da RAF.
Os trimotores executivos Dassault Falcon 900LX são equipados com motores Honeywell TFE731-60, que conferem um um alcance aproximado de 4.750 milhas náuticas (8.800 quilômetros), com um layout típico de seis à 14 passageiros. Isso permitirá voos sem escalas de Londres para Chicago, Seattle, Mumbai ou Dar es Salaam. Com apenas uma escala, o Falcon 900LX poderá voar para as Falklands.
@FFO