Nesta terça-feira (02/02), a Royal Air Force (RAF) recebeu o seu quinto Poseidon MRA1, e se tornou a primeira a realizar o voo de translado direto, sem escalas, das instalações de Boeing Field (KBFI), Seattle, EUA, até a RAF Lossiemouth (EGQS), Reino Unido.
A aeronave, matrícula ZP805, nome de batismo “Fulmar” (c/n 65754), decolou da pista 14R de Boeing Field às 00:39 UTC, e após um voo de quase nove horas, pousou na pista 05 da RAF Lossiemouth às 09:14 UTC.
Em 2016 a RAF encomendou nove aeronaves Poseidon MRA1 para equipar o 54 e o 120 Squadrons. As unidades operaram temporariamente em Kinloss Barracks, devido às obras de repavimentação de pistas e outras melhorias importantes como, acomodação para os militares, nova Torre de Controle, sistemas de drenagens, infrsestrutura elétrica e instalações atualizadas para o IX Squadron (Bombardeiro) que se mudou para RAF Lossiemouth. As obras foram concluídas em 13 de outubro, quando recebeu pela primeira vez as novas aeronaves de patrulha marítima do Reino Unido.
O termo “Fulmar” refere-se ao nome comum dado para algumas espécies de aves marinhas. Porém, um detalhe interessante sobre o nome de de batismo do Poseidon 05, é que atual Base Aérea RAF Lossiemouth, na Escócia, foi inaugurada em 1939, e foi operada pelo Comando de Bombardeiros da RAF até 1946, quando foi transferida para a aviação naval real, a Fleet Air Arm (FAA), onde a ficou conhecida como RNAS Lossiemouth ou HMS Fulmar.
A frota de Poseidon MRA1 da RAF:
ZP801 “Pride of Moray”, recebido em fevereiro de 2020;
ZP802 “City of Elgin”, recebido em março de 2020;
ZP803 “S/L Terence Bulloch DSO DFC”, recebido em 14 de outubro de 2020;
ZP804 “Spirit of Reykjavik”, recebido em 03 de novembro de 2020;
ZP805 “Fulmar”, recebido em 02 de fevereiro de 2021.
Deverão ser recebidos ainda em 2021 as aeronaves ZP806, ZP807 e ZP808, ficando apenas o ZP809 para 2022.
@FFO