• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

RAF recebe o quinto Poseidon MRA1

2 de fevereiro de 2021
ZP805 “fulmar” taxiando na RAF Lossiemouth, Escócia (Foto: RAF Lossiemouth).

Nesta terça-feira (02/02), a Royal Air Force (RAF) recebeu o seu quinto Poseidon MRA1, e se tornou a primeira a realizar o voo de translado direto, sem escalas, das instalações de Boeing Field (KBFI), Seattle, EUA, até a RAF Lossiemouth (EGQS), Reino Unido.

A aeronave, matrícula ZP805, nome de batismo “Fulmar” (c/n 65754), decolou da pista 14R de Boeing Field às 00:39 UTC, e após um voo de quase nove horas, pousou na pista 05 da RAF Lossiemouth às 09:14 UTC.

Longo voo de translado do “Fulmar” entre Boeing Field e RAF Lossiemouth (Fonte: ADS-B Exchange).

Em 2016 a RAF encomendou nove aeronaves Poseidon MRA1 para equipar o 54 e o 120 Squadrons. As unidades operaram temporariamente em Kinloss Barracks, devido às obras de repavimentação de pistas e outras melhorias importantes como, acomodação para os militares, nova Torre de Controle, sistemas de drenagens, infrsestrutura elétrica e instalações atualizadas para o IX Squadron (Bombardeiro) que se mudou para RAF Lossiemouth. As obras foram concluídas em 13 de outubro, quando recebeu pela primeira vez as novas aeronaves de patrulha marítima do Reino Unido.

ZP805 logo após o pouso na RAF Lossiemouth, Escócia (Foto: RAF Lossiemouth).

O termo “Fulmar” refere-se ao nome comum dado para algumas espécies de aves marinhas. Porém, um detalhe interessante sobre o nome de de batismo do Poseidon 05, é que atual Base Aérea RAF Lossiemouth, na Escócia, foi inaugurada em 1939, e foi operada pelo Comando de Bombardeiros da RAF até 1946, quando foi transferida para a aviação naval real, a Fleet Air Arm (FAA), onde a ficou conhecida como RNAS Lossiemouth ou HMS Fulmar.

A frota de Poseidon MRA1 da RAF:

ZP801 “Pride of Moray”, recebido em fevereiro de 2020;
ZP802 “City of Elgin”, recebido em março de 2020;
ZP803 “S/L Terence Bulloch DSO DFC”, recebido em 14 de outubro de 2020;
ZP804 “Spirit of Reykjavik”, recebido em 03 de novembro de 2020;
ZP805 “Fulmar”, recebido em 02 de fevereiro de 2021
.

Deverão ser recebidos ainda em 2021 as aeronaves ZP806, ZP807 e ZP808, ficando apenas o ZP809 para 2022.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login