RAF realizou treinamento de pousos na praia com o A400M (Fotos: RAF). A Royal Air Force (RAF) deslocou um dos seus Airbus A400M Atlas para treinamento de Operações em Superfícies Naturais no litoral de Pembrey Sands, região oeste do País de Gales, no Reino Unido.
Esta operação faz parte da campanha regular de treinamentos do Esquadrão 30 (30 Sq) e do Esquadrão de Engenharia LXX, e tem como objetivo aprimorar suas capacidades para operações de pousos e decolagens em locais remotos e de superfícies naturais como grama e areia.
Neste treinamento, o A400M transportou uma equipe da 16ª Brigada Aérea de Assalto (16th AAB) para exercício de desembarque rápido. A grande capacidade de transporte do Atlas, aliadas as suas dimensões internas, proporcionam que os veículos táticos das equipes da 16th AAB sejam carregados completamente equipados e prontos para operação, o que torna mais seguro seu desembarque rápido em áreas hostis.
Após os engenheiros e técnicos do LXX liberarem a área de praia delimitada para pista de pouso temporária, uma equipe de Controladores de Tráfego Aéreo Táticos de Brize norton inspeciona, demarca e testa a superfície, garantindo que ela suporte o pesado avião de transporte. Além disso, os Controladores de Voo Táticos mantém constante comunicação via rádio com as tripulações.
O 30 Sq enviou alguns pilotos de A400M para participar do treinamento, os quais realizaram uma série de pousos e decolagens completos (full-stop) na pista curta, além de toques-e-arremetidas (touch-and-go).
“O Atlas A400M é um passo à frente em tecnologia, podendo carregar o dobro [de carga], voando 50% mais longe e 25% mais rápido. O treinamento no litoral do País de Gales demonstrou ainda mais a sua capacidade de pouso em pistas curtas e não preparadas”, disse Gav Anderson, Oficial Comandante e Ala e do Esquadrão de Treinamento e Mobilidade Aérea.
Fonte: RAF
@FFO