RAF realiza primeiro lançamento teste do míssil MBDA SPEAR 3. A Royal Air Force (RAF) iniciou os testes em voo com o míssil de ataque de precisão MBDA SPEAR 3 (Selective Precision Effects At Range 3). No dia 17 de novembro, um Eurofighter Typhoon realizou o primeiro lançamento de uma versão inerte do míssil, na Aérea de Testes de Vidsel, no norte da Suécia.
“Este recente lançamento foi o primeiro realizado por uma aeronave, significando um grande salto à frente no desenvolvimento do programa SPEAR 3. O teste não carregou uma ogiva ativa e serviu para demonstrar o sistema de lançamento e o controle de voo livre de longo alcance do míssil, após ser liberado em alta altitude e grande velocidade”, disse a RAF.
O MBDA SPEAR 3 é um míssil de cruzeiro de pequeno porte, impulsionado por turbojato, que emprega navegação GPS/inercial, datalink bidirecional (permitindo atualizações de trajetória, redirecionamento e funções de cancelamento da missão) e um buscador de modo duplo (radar de banda de onda milimétrica e laser semiativo). Tem alcance de até 100 km e foi projetado para ser usado contra alvos móveis e desafiadores, podendo ser especialmente útil na função de supressão e destruição de defesas aéreas inimigas (SEAD/DEAD).
O SPEAR 3 também poderá ser transportado pelos caças de quinta geração Lockheed Martin F-35B Lightning da RAF, os quais poderão transportar quatro mísseis em cada um dos dois compartimentos internos de armas. A MBDA também está trabalhando no desenvolvimento de uma variante “jammer stand-in” para guerra eletrônica, designada SPEAR-EW.
@FFO