RAF reabastece Rafales do Qatar pela primeira vez. Rafales EQ/DQ da Qatar Emiri Air Force (QEAF) conduziram pela primeira vez surtidas de reabastecimento em voo com uma aeronave Airbus Voyager da Royal Air Force – RAF (A330 MRTT – Multi Role Tanker Transport ) no exercício GALWAY, realizado durante a semana passada nos céus do Qatar.
Um Airbus Voyager KCMk3 do 83 Expeditionary Air Group da 903 Expeditionary Air Wing reabasteceu caças Dassault Rafale EQ/DQ do Al Adiyat Squadron, vinculado a 1st Fighter Wing da Qatar Emiri Air Force (QEAF), sediado na Base Aérea de Tamim. Exercício GALWAY ocorreu ente os dias 16 e 20 de novembro nos céus do Qatar e marcou o primeiro encontro para missões de reabastecimento em voo de um Voyager da RAF e os Rafale da QEAF.
O exercício GALWAY foi uma oportunidade ímpar para o atual destacamento de Voyager da Operação SHADER – sediada em Akrotiri – Chipre de conduzir exercícios operacionais de integração da nação parceira. Além disso, demonstra a capacidade do 83 Expeditionary Air Group de operar em todo o Oriente Médio e uma oportunidade valiosa de treinamento para ambas as Forças Aéreas, aumentando sua interoperabilidade.
O treinamento operacional conjunto visou aumentar a capacidade do Qatar de enfrentar os desafios de segurança compartilhados que ajudam a proteger a prosperidade e a segurança do Reino Unido em casa e no exterior.
“Foi um privilégio trabalhar com nossos aliados do Qatar aumentando a capacidade dos Rafales para cumprir missões de reabastecimento ar-ar. Tivemos alguns momentos fantásticos esta semana, com os pilotos do Rafale se integrando e discutindo com nossas tripulações, entendendo o quão bem eles fizeram a missão como receptores”.
Squadron Leader Prager
Detachment Commander
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS